Entre para o clube, baixe o app do Palato, aproveite os descontos e conteúdos exclusivos.

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

Um projeto do Palato.com.br

EMX©2020

  • Palato

10 alimentos para turbinar o sistema imunológico

Em épocas delicadas como a que estamos vivendo, é primordial manter a saúde física e mental. Além de preservar os ambientes higienizados e lavar as mãos constantemente com água e sabão, é possível fortalecer nosso corpo através de uma alimentação balanceada. Hoje, traremos alguns alimentos que vão te ajudar neste período.


Para entender um pouco melhor, vamos começar por ela, a imunidade, que nada mais é que a linha de defesa do indivíduo, composta por células, tecidos e órgãos que defendem nosso organismo contra invasores, sejam eles vírus, bactérias, fungos ou qualquer outro agressor. Quando estamos com a imunidade baixa, estamos mais propensos a pegar um resfriado, por exemplo, ou até infecções mais sérias.


Pensando nisso, uma ótima maneira de driblar doenças e fortalecer nosso sistema imunológico, é começar ajustando as refeições diárias, procurando sempre manter uma alimentação balanceada, com o consumo de alimentos que auxiliam na renovação e no fortalecimento do nosso corpo. Vamos conhecer alguns desses alimentos incríveis?


1 - Laranja


Aquelas frutas ricas em vitamina C, como a laranja, o limão, o kiwi e a acerola, possuem antioxidantes que fortalecem o corpo e promovem a resistência do nosso organismo.


2 - Grão-de-bico


Uma alimentação rica em zinco é superimportante para fortalecer nosso organismo. Esse nutriente está presente na carne e em muitos cereais, como o feijão, a lentilha, o grão-de-bico e a ervilha, alimentos indicados para combater resfriados e gripes.


3 - Tomate


Esse fruto é rico em licopeno, substância antioxidante que remove os radicais livres, responsáveis pela aceleração do envelhecimento das nossas células e que deixam o corpo mais propício e frágil a doenças. Ou seja, uma dieta rica em tomate é superindicada para manter a saúde lá em cima!


4 - Castanha-do-pará


A castanha-do-Pará é rica em selênio, um forte antioxidante que combate os radicais livres e melhora a imunidade do corpo, porque age acelerando a cicatrização do nosso organismo.

5 - Gengibre


Rico em vitaminas C e B6, o gengibre ainda possui ação antibactericida, auxiliando no combate a inflamações de garganta, por exemplo, e fortalecendo as defesas naturais do organismo.


6 - Pimenta


Vale a pena comer aquela comidinha apimentada, viu? As pimentas são ricas em betacaroteno, pigmentos naturais responsáveis pela cor vibrante tão característica. Essa substância, em nosso corpo, se transforma em vitamina A, nutriente que protege o organismo de infecções.






7 - Alho

Além de trazer um sabor delicioso para os mais diversos pratos, o alho reduz e ajuda a diluir o muco nos pulmões, sendo bastante eficaz contra tosse persistente e bronquite. Por ser rico em vitaminas A, C e E, ele é um grande aliado no fortalecimento do sistema imunológico.











8 - Couve

A couve é rica em ácido fólico, nutriente que auxilia na formação dos glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo. Além disso, é repleta de fibras, ferro, cálcio e vitaminas, como A e C, que mantêm a saúde do sangue e dos ossos.










9 - Iogurte


É o queridinho de muitos cafés da manhã, mas estudos mostram que, além de saboroso, o consumo regular de iogurte ajuda na recomposição das bactérias boas da nossa flora intestinal, que atuam como soldados expulsando do organismo as bactérias "ruins". Esses microrganismos são responsáveis também por aumentar a imunidade do nosso corpo, já que um intestino funcionando de forma saudável é capaz de separar o que não nos faz bem e absorver os principais micronutrientes, como as vitaminas.


10 - Óleo de coco 


De acordo com especialistas, o óleo de coco é um alimento que, em contato com nosso estômago, se transforma em monolaurina, uma potente substância antibacteriana, antifúngica e antiviral, fortalecendo diretamente nossa imunidade. Ele também é rico em vitaminas A, D, E e K, que controlam o colesterol. Incrível, não é?


Pronto! Agora você pode se programar direitinho para fortalecer a sua saúde e a da sua família. Para saber mais informações e ficar por dentro de todas as ofertas do #ClubeDaSaúde, baixe nosso app!