Entre para o clube, baixe o app do Palato, aproveite os descontos e conteúdos exclusivos.

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

Um projeto do Palato.com.br

EMX©2020

  • Palato

3 fatos sobre as fibras que você precisa saber

Ter uma alimentação balanceada é parte essencial de uma vida saudável, com mais energia e disposição. Um dieta rica em fibras é importante para manter nosso organismo funcionando adequadamente, mas sabia que muito se engana quem acha que as fibras só são importantes para a saúde do nosso sistema digestivo?


O ideal é que uma pessoa adulta consuma cerca de 25g de fibras por dia, porém o hábito considerado saudável por especialistas não é uma realidade no mundo. Mesmo as dietas consideradas mais saudáveis, como a mediterrânea e a indiana, que têm grande influência vegetariana, não contemplam toda essa quantidade de fibras diariamente. No Brasil, isso é agravado pelo consumo excessivo de carne, alimentação-base dos brasileiros.


O desafio de criar o hábito de consumir mais fibras está no fato que é preciso comer mais vegetais, legumes, verduras e cereais integrais, como feijão-preto, grão-de-bico e aveia. A resistência ao consumo desses tipos de alimentos ainda é alta e quem sente as consequência desse desequilíbrio é a nossa saúde.


Mas pra que servem as fibras mesmo?


Como falamos acima, as fibras auxiliam muito mais que somente nosso sistema digestivo. Confira:


1 - Auxiliam na absorção do cálcio


Pesquisas apontam que a absorção de alguns nutrientes, como o cálcio, se dá de forma mais equilibrada quando associada ao consumo regular de fibras, uma vez que são responsáveis por manter o cálcio no nosso organismo por mais tempo, ideal para mulheres que estão atingindo a menopausa.


2 - Melhoram o humor


As alterações de humor são causadas pelos picos de glicose no sangue. As fibras auxiliam na estabilidade dessa substância, evitando aquela reviravolta de emoções ao longo do dia. Ah! E como as fibras são peça-chave na saúde intestinal, elas são responsáveis pela sensação de leveza, primordial para manter o bom-humor, não é verdade?


3 - Aumentam a imunidade


Como as fibras auxiliam nesse trâmite intestinal, elas favorecem a ação das bactérias boas do nosso intestino, promovendo assim o aumento da nossa imunidade. Ou seja, recorrer a um belo prato de salada, além de prolongar a sensação de saciedade, diminui a velocidade da digestão dos carboidratos pelo nosso corpo.

E aí? Que tal começar a semana com uma dieta mais equilibrada e cheia de fibras? Seu corpo agradece!