Entre para o clube, baixe o app do Palato, aproveite os descontos e conteúdos exclusivos.

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

Um projeto do Palato.com.br

EMX©2020

  • Palato

Saiba com prevenir o AVC

Atualizado: 30 de Out de 2019

Hoje, 29 de outubro, é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC). A data foi criada para alertar as pessoas sobre as formas de prevenção e tratamento desta doença, que mata milhões de pessoas ao ano. Mas você sabia que em 90% dos casos ele poderia ser evitado?

Popularmente chamado de “derrame cerebral”, o AVC está associado a vários fatores de risco: hipertensão, diabetes, colesterol alto, excesso de peso, fumo e sedentarismo, somente para citar alguns. Se houver histórico familiar da doença, também deve ser levado em consideração, por isso nada melhor do que eliminar os fatores externos e cuidar da sua prevenção, não é mesmo?


Um ótimo caminho para prevenir o AVC é melhorar sua saúde de uma forma geral. Evitar o açúcar em excesso, abandonar o cigarro e praticar atividades físicas contribui bastante para diminuir os riscos, mas há ainda diversos alimentos que também ajudam na prevenção. Vamos a eles:


1- Alimentos ricos em fibras solúveis


Invista em alimentos que ajudam a controlar seu colesterol, como lentilha, linhaça e aveia: eles são ideais para reduzir o risco de aterosclerose (formação de placas de gorduras nas artérias).


2- Leite e seus derivados


Devido à alta concentração de nutrientes, como cálcio, potássio, magnésio e vitamina D, eles contribuem para diminuir a pressão arterial e, assim, reduzir o risco de derrame.


3- Suco de uva e de frutos silvestres


Aposte nestes alimentos, ricos em resveratrol, substância que ajuda a relaxar os vasos sanguíneos, facilitando seu fluxo. O vinho tinto também possui essa substância, mas é sempre bom consumir com moderação, hein?


4- Alho e cebola


Estes alimentos ajudam a diminuir a tendência do sangue coagular e estimulam os processos naturais do corpo que atuam dissolvendo os coágulos.





5- Alimentos ricos em ômega 3



Peixes como salmão, truta e sardinha são ótimas fontes de ômega 3, contribuindo para prevenir a formação de coágulos. Outras excelentes fontes de ácidos graxos são nozes, óleo de linhaça e verduras folhosas. Inclua no seu cardápio!






Lembre-se: para se manter bem longe dos riscos do AVC, adote uma dieta saudável. Consulte um nutricionista, que irá te ajudar a definir a melhor dieta para você. Cuide da sua saúde e garanta muito mais qualidade de vida!