• Palato

Como manter a dieta balanceada durante as festas de fim de ano

Atualizado: Jan 6

Fim de ano é época de reunir a família e os amigos para aquela deliciosa ceia: panetone, peru, rabanada e várias outras opções de comidas para todos os gostos fazem parte do cardápio. Diante de tanta variedade nesse cenário gastronômico, é comum surgir aquela pergunta: e a dieta, como fica?

Em primeiro lugar, é preciso levar em conta que, como o próprio nome já diz, são festas que acontecem somente uma vez no ano. Então, passar por esse período com grandes restrições acaba não sendo uma boa ideia. O segredo está no bom senso: comer com atenção, tendo noção das quantidades consumidas, como em qualquer outro dia do ano. A palavra de ordem é equilíbrio, aproveitando o melhor da ceia sem exageros.

Quem já mantém uma alimentação equilibrada durante todo o ano, não será prejudicado ao abrir exceções estratégicas nessas datas tão especiais, não é mesmo? A preocupação excessiva com as calorias só aumenta nossa ansiedade diante da ceia e nos faz comer mais. Por isso, é preciso encarar essas ocasiões com tranquilidade e aproveitar bastante a companhia dos amigos e familiares, para que o foco não fique somente na comida, e sim em aproveitar momentos agradáveis e felizes ao lado deles.


Uma boa dica é experimentar uma pequena porção de cada prato, priorizando os alimentos mais naturais e diminuindo a ingestão de industrializados e ultraprocessados. Quando o assunto é sobremesa, não há mal nenhum em comer um docinho, satisfazendo o paladar nessas datas tão especiais. Não se trata, portanto, de proibir as ceias, mas de desfrutar desses momentos com moderação, evitando os excessos e mantendo uma alimentação equilibrada nos demais dias.



Muitas vezes, acabamos comendo algo que nem nos interessa tanto, somente por estar ali disponível. Seria mais interessante, então, investir em pratos que você realmente gosta ou que trazem uma memória afetiva. Fazer boas escolhas e incluir alimentos que tenham um real significado para você e sua família são estratégias fundamentais para aproveitar o melhor do Natal e Réveillon, com sabor e harmonia!

Entre para o clube, baixe o app do Palato, aproveite os descontos e conteúdos exclusivos.

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

Um projeto do Palato.com.br

EMX©2020