Entre para o clube, baixe o app do Palato, aproveite os descontos e conteúdos exclusivos.

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

Um projeto do Palato.com.br

EMX©2020

  • Palato

Descubra os benefícios da vitamina D

Diversas vitaminas e minerais são importantes para o bom funcionamento do nosso organismo, mas a vitamina D é uma daquelas que pode ser considerada essencial: ela contribui para o equilíbrio de vários órgãos e funções do corpo.

Muito se fala sobre a importância de se consumir cálcio na dieta, mas você sabia que somente através da vitamina D ele é absorvido? Isso mesmo! De nada adiantará ingerir as quantidades ideais de cálcio se não houver também a presença dela para fixar esse mineral no organismo, ajudando a proteger os ossos e prevenir a osteoporose. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil os níveis de vitamina D estão abaixo dos níveis recomendados para 99,2% das mulheres e 99,6% dos homens, entre 19 e 59 anos. Você não vai querer fazer parte dessa estatística, não é?


Em 1922, acreditava-se que ela só poderia ser obtida por meio da alimentação. A vitamina D pode ser encontrada em peixes gordurosos como bacalhau, salmão, atum e sardinha. Mas no Brasil não costumamos consumi-los diariamente, por isso acabamos tendo uma dieta pobre com relação a essa vitamina. Além de enfraquecer os ossos, a falta de vitamina D pode causar alterações cerebrais, aumento da pressão arterial e maior predisposição a fraturas, obesidade e diabetes.


Somente na década de 1970, os pesquisadores descobriram que essa vitamina poderia ser sintetizada pelo organismo. Aliás, ela é a única vitamina que pode ser de fato produzida pela nossa pele, quando estamos expostos aos raios solares. Justamente por isso, ela pode ser considerada um pró-hormônio. Interessante, né? Então, aproveite para produzir sua vitamina D naturalmente, usando a luz solar como fonte, aliando sempre a uma boa alimentação.


Os especialistas recomendam 10 minutinhos de exposição ao sol, todos os dias, de preferência antes das 10h da manhã. Para isso, nem é preciso ir à praia todos os dias: atividades ao ar livre, como uma simples caminhada, já são suficientes. Além disso, consulte seu médico e faça exames para verificar se os níveis estão normais ou se há necessidade de suplementação. Vitamina D na dose certa é garantia de saúde e está relacionada com o aumento da expectativa de vida. Cuide-se sempre!