Entre para o clube, baixe o app do Palato, aproveite os descontos e conteúdos exclusivos.

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

Um projeto do Palato.com.br

EMX©2020

  • Palato

Manga: conheça os benefícios dessa fruta que é a cara do verão

Janeiro é época de curtir o alto verão e também de aproveitar a temporada das mangas. Relatos contam que, certo dia, Buda e seus seguidores foram meditar em um pomar repleto de mangueiras e que, por isso, a fruta começou a ser relacionada a sentimentos de paz e felicidade. Originária do sul da Índia, foi trazida ao Brasil pelos portugueses no século 16 e hoje é considerada a rainha das frutas por aqui. A fruta se adaptou tão bem ao clima tropical do nosso país que o Vale do São Francisco, entre Bahia e Pernambuco, é um dos grandes produtores mundiais.

A ciência prova com pesquisas atuais, como a da Universidade Texas A&M, nos Estados Unidos, que o consumo de 300g da fruta - uma unidade - por dia ajuda a combater a prisão de ventre, situação que atrapalha a vida de cerca de 26% da população.


Os benefícios da manga se devem à presença da vitamina A, de antioxidantes, de fibras e de enzimas. Ela pode ser consumida in natura, em sucos, geleias, saladas, vitaminas e molhos. Lembrando que não é uma fruta indicada para a dieta de diabéticos, já que é bastante doce.


Além do grande poder que exerce no intestino, o betacaroteno, que tinge o fruto, tem potente ação antioxidante, combatendo assim os radicais livres, moléculas que, em descontrole, elevam o risco de câncer e de doenças cardiovasculares.






E por falar em doenças cardiovasculares, o consumo de manga também ajuda a controlar a pressão, porque tem fibras solúveis e antioxidantes que melhoram o funcionamento das artérias.






Não é por acaso que muitos produtos de pele se utilizam da manga. Suas propriedades antioxidantes combatem o envelhecimento, e sua ação fotoprotetora protege a pele dos efeitos nocivos da exposição ao sol. Há receitas, inclusive, de bolos, pães e geleias que aproveitam até a casca da fruta, que é rica em vitamina C, minerais, fibras e carboidratos.


Incrível, não é? Que tal incluir um pouco mais dessa fruta na sua dieta? É deliciosa e supersaudável!