Entre para o clube, baixe o app do Palato, aproveite os descontos e conteúdos exclusivos.

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

Um projeto do Palato.com.br

EMX©2020

  • Palato

Nutrição e saúde da mulher na prática esportiva

A nutrição e a saúde da mulher são dois campos que se complementam. É praticamente impossível pensar em um sem a participação do outro. Levando isso em conta, há situações em que uma alimentação equilibrada feita por conta própria pode não ser o suficiente para que a esportista tenha os resultados esperados. Além disso, boa parte das mulheres prefere exercícios de endurance, ou seja, aqueles aeróbicos, como correr e pedalar. Vale ressaltar que essa modalidade de prática esportiva pode trazer muita fadiga para o corpo feminino e, em algumas situações extremas, até provocar lesões.


A importância da nutrição para a atleta

A biologia feminina tem muitas diferenças quando comparada com a do corpo masculino. É por isso que tanto a nutrição quanto o exercício em si devem ser pensados a partir desse ponto. Para essa mulher ter ganhos significativos em termos de energia, aumento de performance e até mesmo na prevenção de lesões também é necessário conhecer bem a rotina exaustiva que a maioria das mulheres leva.


A seguir, veja algumas dicas simples sobre nutrição para colocar em prática no dia a dia:

• nunca deixe de lado as principais refeições do dia, afinal elas são o suporte que toda praticante de exercícios precisa ter;

• conheça bem o seu estado de saúde, suas capacidades e potenciais. Ao ter essa base será mais fácil de definir, junto com o apoio de um profissional, uma dieta saudável com foco nos pontos que você realmente precisa; • evite ficar estressada: altos níveis de estresse podem fazer com que a imunidade baixe e você perca a fome; • inclua alimentos antioxidantes no planejamento alimentar, pois eles ajudam na prevenção dos radicais livres durante a realização de uma prática esportiva intensa; • entre as principais refeições do dia — almoço e jantar — lembre-se de fazer um lanche pequeno. Frutas, iogurtes e sanduíches naturais são ótimas pedidas; • no dia a dia, tente trazer para a rotina alimentar carnes magras, grelhados, peixes e frango; • é muito importante que uma refeição saudável seja feita após os exercícios. Isso vai funcionar para “recarregar as baterias” que o corpo precisa.





Dicas básicas para quem vai praticar exercícios

Agora que vimos um pouco sobre nutrição, aproveite para complementar sua rotina com essas dicas na hora da atividade física:

• opte sempre por uma prática que você se identifique e que esteja de acordo com o seu nível. Isso é fundamental para prevenir desgastes e cansaços desnecessários por se esforçar demais; • sempre que for praticar sua atividade física esteja atenta à forma correta de realizar cada etapa. Dessa maneira, todos os exercícios poderão ser feitos de forma confortável e segura; • principalmente para quem pratica exercícios de endurance, que promovem uma grande perda de líquidos, a água é essencial durante a execução.



Essas são medidas simples, mas que no final das contas impactam positivamente nos resultados da atividade. É muito importante que a atleta mulher fique atenta para repor e suprir os níveis nutricionais que o exercício a faz perder. Para isso, além de consultar uma nutricionista, é fundamental ter uma rotina muito bem planejada de exercícios físicos.

Ao unir um bom cronograma de nutrição com os exercícios corretos, a esportista poderá perceber uma série de benefícios que a acompanharão no decorrer de sua vida: aumento do colesterol bom, redução da pressão arterial, disposição, flexibilidade corporal, perda de peso, controle de doenças e, claro, mais resistência física para a rotina diária.

A nutrição e a saúde da mulher têm uma relação muito próxima. Por isso, não é exagero dizer que uma complementa a outra. As dicas acima vão ajudá-la a ter uma direção, mas não se esqueça de procurar uma nutricionista, pois somente essa profissional poderá lhe recomendar a alimentação mais indicada para sua rotina de exercícios!



Mylena Porto - Nutricionista Esportiva