• Palato

O que comer e o que evitar durante a amamentação

Seu bebê nasceu e a amamentação já faz parte do seu dia a dia? Nessa hora surgem dúvidas, medos e mitos sobre a relação entre a alimentação da mãe e possíveis reações no organismo do bebê, como cólicas, gases e outros desconfortos. Assim como na gestação, após o parto a alimentação da mãe continua sendo importante para o desenvolvimento do recém-nascido. A qualidade do leite materno está diretamente relacionada à qualidade da alimentação da mãe!


Os questionamentos mais comuns são: “o que eu posso comer sem culpa?”, “o que eu devo comer para melhorar?” e “o que eu não devo comer ou comer com moderação?”


Vamos tirar todas essas dúvidas?


Alimentação saudável


Uma dieta saudável consiste em uma alimentação variada e equilibrada! Consuma diariamente todos os grupos de alimentos, capriche nas frutas, verduras e legumes, beba muita água e evite alimentos muito gordurosos e ricos em sódio (sal) e açúcares.

Sempre que houver dúvidas, procure seu nutricionista e faça um acompanhamento individualizado!


Como aumentar a produção de leite


Para aumentar a produção de leite, o ideal é estimular o aleitamento materno em livre demanda, pois quanto mais o bebê mamar, maior é o estímulo e maior é a produção; a mãe deve beber muita água ao longo do dia e durante a amamentação e, sempre que possível, dormir e descansar!


Cólicas


É importante lembrar que, na maioria das vezes, as cólicas do bebê estão relacionadas à imaturidade gastrointestinal deste, que passou 9 meses dentro da barriga sendo alimentado pelo cordão umbilical e, de repente, passa a ser alimentado por leite materno. Não existem comprovações científicas sobre a relação de determinados alimentos com os desconfortos do bebê, mas não é indicado cortar alimentos ou grupos de alimentos como forma preventiva!

O que deve ser feito é observar, individualmente, cada dupla, mãe e bebê, e, caso identifique alguma relação, evitar o alimento.


Os temidos gases nos recém-nascidos


No caso dos gases, precisamos lembrar que alimentos fermentativos, como feijões, brócolis, batata-doce, couve e couve-flor, causam gases no intestino da mãe e não no bebê, sendo um grande mito e erro cortar esses alimentos da dieta materna.



E café? Pode?


Para as mães que amamentam, não há evidências na literatura que comprovem o prejuízo da cafeína no organismo do bebê, mas vale observar possíveis reações como irritabilidade, insônia e agitação. A recomendação é de no máximo 200mg de cafeína por dia, ou seja, 3 xícaras (pequenas) de café. Se possível, evitar o consumo diário e frequente eu respeitar o limite recomendado. Lembrando que a cafeína está presente no café, no chá preto, nos energéticos e nos refrigerantes à base de cola.

Cuidado com chás estimulantes ou diuréticos, pois podem causar os mesmos efeitos no bebê quando consumidos em excesso!



Bebidas alcoólicas


ATENÇÃO! O álcool ingerido pela mãe passa pelo leite materno e entra em contato com o organismo do bebê, podendo causar prejuízos no desenvolvimento da criança, já que afeta diretamente o sistema nervoso central; além de possível diminuição quantidade de leite da mãe por inibir o hormônio prolactina, responsável pela produção de leite. Por enquanto, que tal brindar com uma taça de suco de uva integral?


O aleitamento materno é de extrema importância e traz inúmeros benefícios tanto para a mãe quanto para o bebê! A Sociedade Brasileira de Pediatria e o Ministério da Saúde preconizam amamentação exclusiva (sem água, sucos e chás) até os 6 meses de vida do bebê e prolongada até 2 anos ou mais!

Em caso de dificuldades ou dúvidas, consulte sua nutricionista materno-infantil ou uma consultora em aleitamento materno.





Renata Greco - CRN6 22.046


Nutricionista Materno Infantil e Consultora em Aleitamento Materno

@bebequecome


Meu nome é Renata Greco, sou nutricionista materno-infantil e consultora em aleitamento materno. Formada há mais de 10 anos pelo Centro Universitário São Camilo e especialista em nutrição clínica pelo GANEP Nutrição Humana em São Paulo, me apaixonei pelo mundo materno-infantil após o nascimento de minha filha, Maya!

Entre para o clube, baixe o app do Palato, aproveite os descontos e conteúdos exclusivos.

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

Um projeto do Palato.com.br

EMX©2020