• Palato

Saiba como manter o foco na quarentena

Atualizado: Jun 9

Se cuidar da saúde já é algo superimportante, neste período de quarentena que estamos vivendo acaba sendo ainda mais necessário. O hábito de praticar exercícios físicos em casa, além de fortalecer o sistema imunológico, também fortalece a saúde mental.



Um estudo recente mostrou que pessoas com estilo de vida saudável, que já realizavam atividades físicas antes da pandemia ou que aderiram à prática neste período, conseguem suportar melhor a ansiedade e o estresse provocados por esse momento tão delicado.


Vale lembrar que, além dos benefícios imunológicos e mentais, a prática de exercícios físicos também pode evitar possíveis problemas de mobilidade no futuro, já que agora passamos mais tempo deitados ou sentados no famoso home-office.




A diminuição nos estímulos do corpo nos traz outro alerta: o da diminuição do gasto calórico, que reflete rapidinho na balança. Para algumas pessoas, os quilinhos a mais não importam muito nesse momento, mas a repetição de uma alimentação não saudável e a inatividade física vão muito além da estética: hábitos ruins acarretarão em prejuízos graves à saúde como um todo.


Sendo assim, como podemos manter e variar os hábitos saudáveis nesse momento de isolamento? Confira abaixo algumas dicas:




PLANEJE


Deixe planejado o cardápio da semana e os horários de suas refeições. Mesmo que não siga totalmente a risca todos os dias e horários, ter um guia semanal ajudará a lembrar da rotina e voltar ao foco.







INOVE

Reserve uma receita diferente para o fim de semana, fazendo um prato especial para o sábado ou o domingo. Essa espera pela receita especial mantém uma ordem sobre o equilíbrio alimentar semanal para um leve ‘relaxamento’ no fim de semana.





CRIE METAS

Estabeleça a rotina de exercícios e metas semanais. Mesmo sendo pequenas, as metas são importantes para nos motivar e estimular a seguir em frente. Uma boa ideia é anotar em um papel e colocar em um lugar visível os dias de exercícios propostos a serem cumpridos.





EXPERIMENTE

Tente novos treinos e modalidades. Mova-se, mesmo que não seja como era antes. Se o foco era sempre musculação ou corrida, agora você pode ser arriscar em exercícios de relaxamento, meditação ou yoga, por exemplo.



E lembre-se: mantenha seu foco no presente! Mesmo sabendo da importância de se manter uma rotina alimentar saudável e o corpo em movimento, é preciso ser flexível.


Equilíbrio é a palavra de ordem para este momento que estamos vivendo.



Mylena Porto - Nutricionista Esportiva


Entre para o clube, baixe o app do Palato, aproveite os descontos e conteúdos exclusivos.

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

Um projeto do Palato.com.br

EMX©2020