Entre para o clube, baixe o app do Palato, aproveite os descontos e conteúdos exclusivos.

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

Um projeto do Palato.com.br

EMX©2020

  • Palato

Saiba como o colágeno auxilia na recuperação muscular

Quando pensamos em colágeno, logo nos vem à mente palavras como beleza, pele, juventude. Mas acabamos esquecendo que essa proteína queridinha das mulheres é uma estrutura que está presente em todo o nosso corpo. Ou seja, até mesmo nossas articulações podem se beneficiar com uma oferta extra de colágeno. E, se você faz exercícios de forma regular ou mais intensa, melhor ainda! Esse aporte adicional de colágeno será superpositivo para a sua evolução física. Se identificou? Quer saber mais? Vamos detalhar então!

Sabemos que a importância do colágeno, em termos de pele, já está consagrada pelos especialistas, no sentido de que perdemos colágeno à medida que envelhecemos. Na estética, ele vem sendo amplamente utilizado para prevenir a flacidez da pele. Mas, hoje também sabemos que o colágeno vai muito além da estética: essa é a proteína mais abundante no corpo e não é encontrada somente na pele, mas também no sangue, nos músculos, nos ossos, na cartilagem e nos ligamentos. O colágeno age como um alicerce estrutural, dando sustentação para a maioria dos tecidos moles do nosso corpo. Quando ele quebra ou está com “defeito”, essa função acaba sendo comprometida e as estruturas citadas acima enfraquecem, tornando-se mais fragilizadas (ou flácidas). Portanto, ele é útil tanto para proteger seus tecidos e articulações durante o exercício, quanto para melhorar sua recuperação.

A boa notícia é que nosso corpo possui a capacidade de produzir colágeno. Para que isso aconteça, é necessária a presença de aminoácidos, que podem ser obtidos através da ingestão de alimentos ricos em proteínas, como carne, frango, peixe e feijão. A vitamina C, naturalmente presente em frutas cítricas, bem como minerais como zinco e cobre, também são necessários para que o organismo possa produzir o colágeno.




Manter uma alimentação rica em todos esses minerais e vitaminas é indispensável para uma boa formação de colágeno. Mas para garantir aquele aporte extra, temos várias marcas consagradas no mercado, como a a Sanavita, que podem ser encontradas em nossas lojas, na seção de suplementos.





Converse com seu nutricionista para verificar a necessidade de suplementação e aproveite todos os benefícios do colágeno.


Mylena Porto

Nutricionista Esportiva