• Palato

Suplementos pré-treino valem a pena?

Atualizado: Jan 14

No universo fitness, os suplementos pré-treino ganharam um destaque especial por aumentarem a disposição, melhorando a performance nas atividades físicas. Mas sempre surgem algumas dúvidas: será que vale mesmo a pena investir neles? E quais são os que realmente funcionam?


Em primeiro lugar, precisamos entender que suplemento pode ser qualquer substância retirada do alimento original, usada para oferecer a quantidade ideal de nutrientes, a fim de complementar a alimentação. Pré-treino, portanto, é um tipo de suplemento usado imediatamente antes do treino, mas que deve levar em conta uma alimentação balanceada para cada estilo de vida e para cada tipo de modalidade esportiva. Antes de pensar em qualquer tipo de suplementação, é importante que já exista uma rotina alimentar saudável estabelecida em nosso cotidiano.

Assim como outros suplementos, o pré-treino também tem a função de complementar a refeição utilizada antes do treinamento e, em alguns casos, pode ser uma alternativa rápida de substituição. Não existe receita pronta, tudo vai depender da sua rotina de vida e da planilha de treinamentos.


Os suplementos pré-treinos são divididos basicamente em 3 tipos:


Estimulantes


Agem principalmente no sistema nervoso central e são grandes aliados para dar mais disposição nos exercícios, tanto aeróbicos quanto de hipertrofia (como a musculação, por exemplo). Dentre as substâncias estimulantes, a mais utilizada é a cafeína. Presente na maioria dos pré-treinos, ela pode ser encontrada em pó ou em cápsulas (ou ainda de forma natural, em nosso tradicional cafezinho), deixando-nos mais alertas e reduzindo a sensação de cansaço. Mas atenção: ela deve ser usada nas condições adequadas e somente por pessoas que não apresentam intolerância, com atenção especial para hipertensos, cardíacos ou gestantes.


Termogênicos


Os termogênicos são aqueles que agem elevando a temperatura do corpo e ativando o aumento do fluxo sanguíneo. Dessa forma, com o metabolismo acelerado, é possível estimular a queima de gordura, através de um efeito chamado de termogênese. Geralmente são suplementados através de chá verde, guaraná em pó e gengibre, e são indicados para modalidades de explosão e curta duração.


Suplementos de carboidratos


Podem ser encontrados puros ou através de mix com vários tipos de carboidratos. Estes suplementos são aqueles que levam algum tipo de carboidrato na sua composição, como por exemplo maltodextrina, palatinose, dextrose, dentre outros. Podem ser consumidos por qualquer pessoa em qualquer modalidade, variando apenas a dose recomendada, sendo mais comum para atividades de endurance, como corrida e ciclismo.


Seja qual for o pré-treino escolhido, é importante que esteja aliado a uma dieta equilibrada, antes e depois do treino. O suplemento não deve ser encarado como um produto milagroso, e sim como um auxílio, uma forma de complementar o seu treinamento esportivo.


#FICAADICA: Algumas ótimas opções de suplementos são:




Suplemento Vitafor

Proporciona mais disposição e concentração para desempenhar as atividades do dia a dia e para dar aquele up na planilha de treinos.









Evolution


Esse promete trazer aquela energia extra para os treinos. Em sua composição, o café é presença dominante, trazendo o estímulo necessário para os resultados das atividades físicas.








Thermo Energy Sanavita


Esse suplemento combina ingredientes que promovem mais energia e disposição para manter a rotina de treinos com tudo. Com um mix especial de vitaminas e minerais dão aquele estímulo extra ao corpo!





Por isso, alimente-se bem, faça exercícios e procure sempre a ajuda de um profissional: ele irá avaliar a necessidade ou não de suplementação e qual o tipo de pré-treino mais indicado para você.


Mylena Porto - Nutricionista Esportiva


Entre para o clube, baixe o app do Palato, aproveite os descontos e conteúdos exclusivos.

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

Um projeto do Palato.com.br

EMX©2020