• Palato

Uma Páscoa saudável é possível?

A resposta é SIM! Mas como fugir do excesso de chocolate durante a época da Páscoa sem perder o espírito das comemorações? Hoje tenho dicas de brincadeiras, atividades, comidinhas e doces mais saudáveis para fazer com as crianças. Para cada família a Páscoa tem um significado especial. Para alguns, é o momento de comemorar a ressurreição de Jesus Cristo, outros presenteiam os amigos e familiares com ovos que simbolizam a renovação da vida, para a maioria é momento de paz e união dos parentes e pessoas queridas. E para as crianças?


Os pequenos associam a páscoa à imagem do coelhinho, cenoura e ovos de chocolate. Que tal juntar todos esses significados e transformar tudo em diversão? Vamos lá!



Brincadeiras de Páscoa

1 - Fazer o ninho para esperar o coelhinho da páscoa! Use a criatividade e materiais disponíveis em casa, como folhas secas de árvores, papel picado, caixa de papelão, cesta etc. Depois, monte junto com as crianças o ninho para receber o tão esperado coelhinho. Vocês também podem deixar uma cenourinha para agradar o visitante, hein?

2 - Vamos transformar todos em coelhos! Com papel ou cartolina elaborem coroas com orelhas de coelhos e com lápis de maquiagem e batom façam carinhas de coelhinhos nos pequenos!


3 - Reciclar! Podemos reutilizar rolinhos de papel higiênico e papelão para montar coelhos de papel e decorar a casa ou quartinho deles com pequenas obras de arte. Lápis de cor, giz de cera, tinta e glitter podem fazer parte desta brincadeira!

4 - Caça ao tesouro! Agora, todos vão se transformar e valentes e corajosos piratas para encontrar os ovinhos escondidos pela casa! Já, já eu conto como podem ser esses ovinhos.

5 - Siga as pegadas! Com a ponta dos dedos e um pouco de farinha faça as pegadas do coelhinho espalhadas pela casa ou em um caminho que leve a criançada até o encontro de uma surpresa.

Delícias de Páscoa



Vamos começar por uma versão supersaudável que pode ser oferecida para os pequenos que não comem açúcar. Embrulhe uvas sem caroço com papel laminado ou papel alumínio uma a uma. Eles adoram uvas e desembrulhar cada uma delas é uma ótima atividade coordenação motora. A cenoura tem tudo a ver com o coelho da páscoa e podemos usá-la com ingrediente de receitas como bolos, doces, brigadeiros e vitaminas. A cenoura é uma excelente fonte de carotenoides, potássio, fibras e antioxidantes, que proporcionam diversos benefícios para a saúde.

Docinhos, brigadeiros ou trufas de frutas secas e oleaginosas! Bata em um liquidificador ou processador a mesma proporção de frutas secas (uva passa, tâmara e damasco) e oleaginosas (amendoim, castanha-de-caju, amêndoa etc). Faça bolinhas com as mãos e passe no cacau em pó, coco ralado ou farofa de castanha-de-caju e sirva em forminhas de papel para docinhos.

Os chocolates são super bem-vindos, claro! Mas a qualidade faz toda a diferença. Dê preferência a opções de chocolates meio amargos ou amargos: quanto maior o teor de cacau, mais saudáveis! E fique de olho na quantidade oferecida por dia, para isso as opções de ovos pequenos, bombons, coelhinhos e cenourinhas de chocolate são melhores que ovos grandes. Gostaram das dicas? Vamos de receita agora?

Bolo de cenoura com cobertura de chocolate saudável

Ingredientes: ½ cenoura grande cozida e fria; 2 ovos; ½ xícara de óleo de coco (ou óleo vegetal); ½ xícara de farinha de trigo; ½ xícara de farinha de trigo integral; ½ xícara de farelo de aveia (flocos finos); ½ copo de leite de vaca ou vegetal; 1 xícara de uva passa branca hidratada em água quente por 15 min; 1 colher de sopa de fermento em pó. Modo de Preparo: Em uma vasilha misture as farinhas e o fermento. Bata no liquidificador a cenoura, os ovos, o leite e a uva passa. Junte essa mistura aos ingredientes secos. Mexa bem com uma espátula até formar uma massa homogênea. Despeje a massa em forma untada e enfarinhada. Leve ao forno preaquecido por aproximadamente 30 min ou até espetar um palito e sair limpo. Cobertura: 3 colheres de sopa de cacau em pó; 1 colher de sopa de óleo de coco; 1 colher de sopa de água. Misture bem todos os ingredientes e espalhe em cima do bolo ainda quente! Rendimento: 1 bolo pequeno ou 8 cupcakes.


É possível e saboroso ter uma Páscoa saudável. Aproveitem!


Renata Greco

Nutricionista materno-infantil

Entre para o clube, baixe o app do Palato, aproveite os descontos e conteúdos exclusivos.

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

Um projeto do Palato.com.br

EMX©2020