Entre para o clube, baixe o app do Palato, aproveite os descontos e conteúdos exclusivos.

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

Um projeto do Palato.com.br

EMX©2020

  • Palato

Verão: os cuidados com a alimentação e a hidratação das crianças

Quando falamos de férias de verão, qual a primeira coisa que vem à cabeça? Crianças brincando, piscina, praia, diversão e muito calor! Atividades intensas e elevadas temperaturas exigem alguns cuidados necessários, principalmente com os pequenos.

A brincadeira não pode parar e, na maioria das vezes, precisamos lembrar às crianças de beber água e se hidratar. A água é a melhor opção quando o assunto é hidratação, mas além dela, também podemos incluir no dia de nossas crianças frutas ricas em água como melancia, abacaxi, melão, morango, laranja e tangerina. Aposte na água de coco como um poderoso hidratante e ricos em sais minerais.


A partir de 1 ano, entram os sucos de frutas. Dê preferência aos sucos naturais feitos na hora com a fruta in natura. Outras opções são as polpas e os sucos integrais, sem conservantes, sem açúcar e sem adição de água - sempre de olho nos rótulos!


Beber água é fundamental para boas condições de saúde infantil. A quantidade ideal varia de acordo com a estação do ano, clima, idade, atividade física e alimentação da criança. Em caso de dúvidas, não deixe de consultar seu pediatra ou nutricionista! Cada criança é única e merece acompanhamento individualizado!


Durante as férias tudo sai da rotina, mas quando o assunto é alimentação, precisamos tomar alguns cuidados! Dê preferência a alimentos leves, como verduras, legumes, grelhados, assados e refogados. Evite frituras e condimentos em excesso. Esteja atento, também, à procedência dos alimentos, armazenamento e forma de preparo, optando sempre por refeições em locais confiáveis!


Abuse de alimentos frescos, saladas, verduras e legumes, frutas e sucos. Não esqueça dos alimentos que dão energia, como massas, o tradicional arroz com feijão e diferentes carnes. Cuidado com os excessos de guloseimas, que não devem substituir as refeições! Os alimentos devem ser apresentados de forma agradável, lúdica, com tempero correspondente à idade da criança, sem deixar a qualidade nutricional de lado. Mudar o aspecto de um alimento pode ser divertido, desde que a criança não seja enganada!


Mesmo se a criança ficar em casa, é bom estimular alguma atividade física: pular corda, jogar bola, correr, caminhar, andar de bicicleta, de patins, de patinete ou nadar são todas ótimas opções para manter a criança ativa. Evite que seu filho fique muito tempo na frente da TV, do computador ou do videogame. E, claro, não esqueça do protetor solar, roupas de proteção e horários adequados para exposição ao sol!


Espero que tenha gostado das dicas e aproveite as férias em família com segurança e nutrição!


Renata Greco

Nutricionista Materno-infantil