
Palato
12 dicas para uma infância plena
Atualizado: 23 de mar. de 2020
Dia 21 de março é o dia Mundial da Infância, uma data importante criada pela UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), que nos faz refletir sobre as condições de vida das crianças pelo mundo! Toda criança tem direito a educação, a lazer, a um ambiente familiar, a saúde e a alimentação! Elas também devem ser protegidas da discriminação, exploração, negligência e violência.

O desenvolvimento afetivo, social e físico das crianças na primeira infância tem um impacto direto em seu desenvolvimento e na pessoa adulta que elas se tornarão. Por isso, a importância de entender bem a necessidade de investir nas crianças para maximizar seu futuro e bem-estar.

Muitos se enganam quando pensam que a saúde da criança só envolve alimentação! Uma criança saudável necessita de horas de sono bem dormidas, momentos de brincadeira, atividade física, cultura, lazer e condições básicas de saúde, além de boas escolhas nutricionais, já que a criança precisa de alimentação adequada e equilibrada para crescer e se desenvolver com saúde!
Pensando nisso, é de extrema importância:
Beber água e outros líquidos promovendo a hidratação, principalmente nos dias quentes de verão;
Consumir frutas, verduras e legumes que são fontes de fibras, vitaminas e minerais;
Ter uma dieta equilibrada de carboidratos, proteínas e gordura de boa qualidade;
Descascar mais e desembalar menos! Dê preferência ao consumo de alimentos in natura;
Evitar a oferta de alimentos ultraprocessados e calorias vazias: como doces, açúcar, guloseimas, refrigerantes, salgadinhos, embutidos, fast foods etc.
Quando optar por industrializado, fique de olho nos rótulos: quanto menos ingredientes melhor;
E na dúvida, as receitas caseiras são sempre as melhores opções, pois sabemos exatamente quais ingredientes têm naquele produto;
Envolva as crianças nas atividades da casa: compras, limpeza e organização, preparo de receitas, cuidar das plantas etc;
Praticar atividade física, através do livre brincar, como jogar bola, pular corda, correr, nadar, interagir com outras crianças de preferência ao ar livre;
Momentos de lazer em família: ir a parques, praias, caminhadas/trilhas, cinema, exposições, bibliotecas etc;
Controlar o tempo de exposição a telas e eletrônicos;
E não se esqueça de que você é o exemplo! As mudanças devem partir de nós adultos, fazendo boas escolhas!
Sendo assim, podemos garantir para nossas crianças uma infância saudável, plena e um futuro digno e próspero! Cuidando de nossas crianças, cuidamos do futuro!
Renata Greco
Nutricionista materno-infantil