• Palato

O novo aliado no combate ao colesterol



Para se ter mais saúde, muitas vezes é necessário fazer algumas mudanças, as farinhas funcionais são ótimas opções, afinal, o que não faltam são opções e sabores para você incrementar as suas receitas, sem deixar de incluir importantes nutrientes para o seu dia a dia. Conheça algumas farinhas que podem turbinar a sua alimentação!

As farinhas funcionais são feitas à base de cereais, sementes ou até mesmo frutas, estão com tudo, pois além de saudáveis, elas podem se tornar ingredientes importantes para quem tem restrições alimentares ou precisa combater o colesterol. Temos muitos tipos disponíveis no mercado, para acrescentar no dia a dia e ter mais saúde. Veja abaixo:

1 - Farinha de banana-verde: Dentre os benefícios da farinha de banana-verde, podemos destacar a melhora no nosso sistema imune, facilita a digestão e beneficia os índices glicêmicos. Ela estimula a flora intestinal, eliminando aquela sensação de inchaço do dia a dia. Se quiser, faça iogurtes, vitaminas e bolos acrescentando a farinha de banana-verde no preparo.

2 - Farinha de amêndoa: Fonte de gorduras boas, proteínas e vitamina E, a farinha de amêndoa possui poucas calorias e pode ajudar a combater o colesterol. Fica ótima como substituta para empanar frango, peixe, fazer almôndegas, bolos e até pode substituir a farinha branca de panquecas e biscoitos, em 1/4 da quantidade.

3 - Farinha de uva: A farinha de uva é feita a partir das sementes e da casca da uva, e traz benefícios como regular o intestino devido ao seu teor de fibras e prevenir doenças cardíacas, pois tem uma elevada concentração de antioxidantes. Essa farinha é fácil de ser utilizada e pode ser usada em pratos doces ou salgados, também podendo ser produzida em casa.

4 - Farinha de Maca peruana: A maca peruana é um tubérculo, como a cenoura, que possui importantes propriedades medicinais, que pode ser consumida na forma de pó, para colocar em vitaminas ou sucos de fruta, ou na forma de cápsulas. Apesar de não ser muito saborosa, a maca tem efeito estimulante que aumenta o desejo sexual, além de ser um ótimo aliado para ajudar a emagrecer, pois diminui o apetite e melhora o transito intestinal. Este tubérculo é considerado um superalimento, que é rico em fibras e gorduras essenciais, e aumenta a energia e o vigor físico

5 - Farinha de feijão branco: A farinha de feijão branco ajuda a reduzir a absorção de carboidrato pelo corpo, a substância responsável por isso é a faseolamina. Essa farinha é bem fininha e clara e tem sabor suave, praticamente não interferindo no gosto do alimento. Ela combina com doces e salgados. Pode misturar com frutas como banana e mamão ou bater com leite ou iogurte e uma maça, por exemplo. Na comida, pode ser consumida com arroz, é feita de feijão, mas não tem gosto de feijão.

Andréa Aragão Francelino Nutricionista CRN6 -3419 Especialista em Nutriça0 Clinica Ortomolecular, Fitoterapia e Estética. Mestre em Ciências da Saúde Coordenadora do Curso de Nutriçao Cesmac


Entre para o clube, baixe o app do Palato, aproveite os descontos e conteúdos exclusivos.

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

Um projeto do Palato.com.br

EMX©2020