Palato
Proteínas: saiba escolher os cortes mais magros

O consumo de proteínas numa dieta balanceada é fundamental, pois são elas as responsáveis pela construção do tecido muscular, produção hormonal e especialmente para um perfeito funcionamento do sistema imunológico. Aos praticantes de atividade física, as proteínas trabalham na recuperação, regeneração e aumento da massa magra. Lembrando que cada indivíduo tem uma necessidade específica.
As proteínas animais, preferencialmente as carnes vermelhas possuem uma maior biodisponibilidade de ferro do que as proteínas vegetais, e alguns cortes apresentam menor concentração de gordura entre as fibras. Selecionei os corte mais magros que irão te ajudar na próxima ida ao supermercado:

6. Músculo - 7g gordura
12. Filé mignon - 9g gordura
15. Maminha - 7g gordura
17. Patinho - 7g gordura
18. Coxão duro - 9g gordura
19. Coxão mole - 9g gordura 20. Lagarto - 9g gordura
O patinho é minha predileta e super versátil. Além de ter apenas 7g de gordura em cada 100g, tem várias opções de consumo, como exemplo a carne moída de patinho com ervilha para o almoço, e o hambúrguer caseiro com cebola roxa picada e páprica picante para o lanche. Já para o jantar, uma ótima escolha é a carne cozida, picadinha em cubos com cenoura e brócolis.
Contribuidor do blog: Keny Torres CRN 13130 Nutricionista com especialização em nutrição aplicada à gastronomia, estudou culinária saudável e vegana em Nova York, atualmente é sócio do NutriChefs pelo Brasil, nutricionista do Spa Engenho do corpo, e criador do e-book Nutrição e Gastronomia Esportiva. Além disso, realiza palestras e cursos de culinária por todo o país. Keny Torres tem seu atendimento direcionado às pessoas que buscam qualidade de vida, desde esportistas, vegetarianos e veganos, obesos, adolescentes a melhor idade.