• Palato

Como manter a dieta no Natal e Réveillon



O fim de ano é um momento especial de confraternização entre familiares e amigos. E quando pensamos nesta época do ano é inevitável não lembrarmos das saborosas comidas servidas nas ceias. Mas acredite, é possível aproveitar uma alimentação apetitosa e saudável sem exageros.

O nutricionista Keny Torres aposta nas comidas leves, lights e com menor teor calórico: “as oleaginosas e frutas secas são opções bem saudáveis, ricas em vitaminas e bons carboidratos. O vinho, por ter bastante flavonoides são antioxidantes, ou seja, uma opção de bebida alcoólica inteligente para a ceia.”

Preparamos algumas dicas para que você mantenha uma vida saudável e aproveite o sabor das ceias de Natal e Réveillon:

1. Um costume comum no dia da confraternização é pular as refeições aguardando o momento da ceia. Isso deve ser evitado. Essa prática não só desacelera o metabolismo, como também prejudica o funcionamento do organismo e propicia a comilança exagerada na hora da ceia.

2. Escolha os petiscos certos, como frutas, castanhas e nozes. Apesar de calóricas, as castanhas e nozes são ricas em gorduras insaturadas, que são benéficas ao organismo. Mas é preciso ter atenção para não consumir em abundância.

3. Comece a refeição pela salada, que além de proporcionar saciedade, é rica em fibras, auxiliando na diminuição da absorção das gorduras dos outros alimentos.

4. Para os pratos principais, orientamos o consumo de carnes brancas sem pele (confira o nosso post sobre as opções de carnes brancas para a ceia), acompanhadas de cereais integrais como arroz sete grãos, tendo assim poucas calorias e grande valor nutritivo. Farofa de aveia também é uma boa opção de acompanhamento.

5. Esqueça os temperos prontos e aposte no limão, azeite extra virgem, vinagre, gengibre, pimenta e açafrão.

6. Vinho é uma boa opção para acompanhar a ceia. A bebida é rica em antioxidante, combatendo o envelhecimento precoce. Uma taça de 100 ml contém apenas 70 calorias. Mas não se esqueça de beber com moderação e intercalar o consumo da bebida alcoólica com água.

7. Nas sobremesas, dê preferência para as frutas, que complementam a refeição de forma saudável, light e nutritiva.

Manter uma vida saudável nas ceias de Natal e Réveillon não é deixar de comer, mas fazer escolhas certas para não consumir calorias extras.


Entre para o clube, baixe o app do Palato, aproveite os descontos e conteúdos exclusivos.

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

Um projeto do Palato.com.br

EMX©2020