• Palato

Você sabe como realmente higienizar o alface?



Quando pensamos em alimentação saudável, é impossível não pensar nos benefícios que a salada pode oferecer para a saúde. Mas antes de preparar a salada, é importante ter os devidos cuidados com a higienização das folhas, verduras, frutas e hortaliças. Por serem servidos frescos, os componentes da salada precisam de uma atenção especial, como o alface. A seleção das folhas deve ser feita de forma criteriosa. Inclusive a alface orgânica necessita ser bem lavada, pois também pode conter microrganismos que causam diarreia e intoxicação alimentar.

Ao contrário do que muitos pensam, apenas o vinagre não é suficiente para eliminar as bactérias. O vinagre ajuda a retirar a terra e os insetos presos nas folhas. Produtos perfumados e soluções de limpeza para as roupas também não são aconselhados para limpar as folhas.

A higienização das folhas é mais simples do que você pensava! O hipoclorito de sódio é o mais aconselhado, pois consegue eliminar microrganismos. Para cada litro de água é indicado utilizar uma colher de hipoclorito de sódio. As folhas selecionadas, após lavadas, devem ficar imersas nessa solução por 15 minutos. Logo em seguida, é preciso lavar folha por folha em água corrente. Esse mesmo processo pode ser utilizado para higienizar frutas e verduras.

Fazer a higienização com a solução clorada, além de retirar as bactérias, é possível retardar o processo de deterioração das folhas. Sobre os agrotóxicos nos alimentos, não é possível eliminá-lo em casa. A alternativa é optar por alimentos orgânicos.

Agora que você já sabe como higienizar bem as folhas do alface, que tal praticar em sua casa? Experimente!


Entre para o clube, baixe o app do Palato, aproveite os descontos e conteúdos exclusivos.

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

Um projeto do Palato.com.br

EMX©2020