• Palato

Descubra o refrigerante natural que faz bem a sua saúde!



Você já deve ter ouvido falar no kombucha, bebida que está em alta entre os amantes da qualidade de vida. Este refrigerante natural, embora pareça algo novo, já existe há aproximadamente 2 mil anos na cultura chinesa, sendo conhecido como “o elixir da saúde”. O que faz essa bebida ser tão querida é a riqueza de probióticos que ela proporciona, além dos vários outros benefícios do seu chá.

Kombucha é a combinação do chá preto ou chá verde com adição de açúcar e bactérias específicas que fazem bem a saúde. Essa composição permanece fermentada por duas semanas ou mais para que fique no ponto ideal. Durante o processo de fermentação ocorre a produção de compostos ácidos, como o vinagre, e gás. Esses fatores são responsáveis por deixar a bebida com um sabor exótico e gasosa, o que a confere o título de refrigerante natural.

O kombucha previne a perda de colágeno, além de ser rico em vitaminas e enzimas benéficas para quem consome. No processo de fermentação, essa composição também produz ferro, o que garante a sensação de energia e vitalidade ao corpo.

O sucesso dessa bebida é graças às colônias vivas de bactérias, ou então chamadas de probióticos, que são muito benéficas para o organismo. Os probióticos evitam doenças, equilibrando os níveis de bactérias indesejáveis presentes no intestino. O processo de digestão é fundamental para a saúde. Regularizando o intestino é possível prevenir o organismo de infecções e até mesmo auxiliar na perda de peso.

O kombucha mais tradicional é produzido com chá preto e açúcar branco. Mas para que a bebida fique com um sabor mais agradável ao paladar, também podem ser utilizados outros ingredientes como chá verde, chá de hibisco ou chá mate. Com o kombucha pronto, também pode-se acrescentar suco de frutas ou gengibre para variar o sabor. Essa bebida já é comercializada pronta, mas também tem a opção de fazer em casa.

Quer aprender a fazer o seu próprio kombucha? Dentre várias opções de receitas, selecionamos a mais tradicional para você fazer em casa.

Kombucha

Ingredientes:

  • 2 litros de água mineral

  • ¾ de xícara de açúcar cristal orgânico (150 g)

  • 4 ou 5 saquinhos de chá preto (ou 7 gramas de chá preto)

  • 2 colheres de sopa de vinagre de maçã (ou 1 xícara de chá já fermentado)

  • 1 scoby de kombucha (disco gelatinoso)

Modo de preparo:

Em uma panela, ferva a água até borbulhar, então desligue o fogo. Coloque o açúcar e mexa até dissolver. Acrescente os sachês de chá e deixe descansar de 10 a 15 minutos. Descarte os sachês e espere o líquido esfriar. Coloque o líquido em um recipiente de vidro e acrescente o vinagre de maçã (ou o chá fermentado). Por último, coloque o scoby de kombucha. Cubra o recipiente com um pano limpo e prenda com um elástico.

Deixe fermentar de 12 a 25 dias em um ambiente seco, arejado e sem incidência de luz direta. Quanto mais tempo a bebida permanecer fermentando, mais azeda e menos doce ela se torna. Quando a bebida atingir o sabor azedinho e levemente adocicado, retire o scoby da jarra e a bebida está pronta para consumo.

O scoby pode ser encontrado em lojas naturais ou em lojas online. Após utilização, o scoby pode ser guardado em outro recipiente com um pouco de kombucha para uma próxima fermentação.

#refrigerantenatural #kombucha #elixirdasaúde #saúde #elixir #chápreto #cháverde

Entre para o clube, baixe o app do Palato, aproveite os descontos e conteúdos exclusivos.

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

Um projeto do Palato.com.br

EMX©2020