Palato
Mito ou verdade: o vinho faz bem à saúde?

Você sabia que o consumo moderado de vinho pode fazer bem para a saúde? Estudos comprovam que o vinho, além de ser uma bebida saborosa, pode trazer benefícios ao organismo! Mas é preciso ficar atento às quantidades ingeridas e as restrições de cada indivíduo de acordo com as recomendações médicas.
O ideal é beber o vinho durante o almoço e durante o jantar. Outro fator importante para garantir os benefícios do vinho é manter uma rotina saudável combinada com a prática de exercícios físicos e uma alimentação balanceada.
No organismo, o vinho tem ação antioxidante, que previne trombose e derrames. Outro benefício dessa bebida é sua ação anti-inflamatória, que beneficia diretamente o sistema cardiovascular. Tudo isso graças ao polifenol chamado resveratrol presente na uva, que é capaz de proteger o corpo contra doenças cardíacas e contra o aumento dos índices de colesterol.
Já os flavonoides, outro componente encontrado na uva, ajuda a acelerar o metabolismo e melhorar a memória!

Tinto, branco ou rosé: qual o melhor?
Muitas das vantagens dos vinhos estão relacionadas com os polifenóis, presentes nas cascas e sementes das uvas. É mais comum associarmos esses benefícios apenas aos vinhos tintos, mas o que também determina a quantidade de polifenóis é a temperatura de fermentação. Então, é possível que certos tipos de vinhos brancos possam ter mais polifenóis que alguns vinhos tintos, por exemplo. Isso também pode acontecer com o vinho rosé. Ou seja, considera-se que os vinhos tintos, brancos e rosés possuem uma boa quantidade de polifenóis!

Estudo francês comprova os benefícios do vinho na saúde
De acordo com a pesquisa francesa publicada no European Journal of Clinical Nutrition, realizada com 150 mil pacientes nos hospitais públicos de Paris, constatou-se que o consumo moderado do vinho é capaz de proporcionar uma vida mais saudável do que as pessoas que não tomam a bebida.
Foi observado que as mulheres que consomem vinho em quantidades moderadas apresentaram menor índice de massa corporal e menor circunferência abdominal, baixo índice de colesterol e pressão arterial controlada.
Os homens que consumiam vinho moderadamente também apresentaram menor índice de massa corporal e pressão arterial controlada. Também foi possível observar que melhoraram os níveis de açúcar no sangue e os índices de estresse!
Você tem bons motivos para beber vinho! Visite o Palato e encontre os melhores vinhos para a sua saúde.