• Palato

Você sabe identificar se as frutas estão maduras?


Você sabe identificar quando uma fruta está madura? Cada fruta tem seu ponto ideal para consumo e algumas frutas são mais difíceis de identificar este ponto de amadurecimento do que outras. Mas não se preocupe, vamos te ajudar a reconhecer o melhor momento de cada fruta!

As frutas podem ser classificadas em dois tipos: as que amadurecem aceleradamente mesmo após serem colhidas do pé, como é o caso das bananas e abacates, que são chamadas de climatéricos. E também há as frutas que após colhidas, perdem o poder de amadurecimento natural, como as uvas e morangos, que são chamadas de não-climatéricos.

Preparamos um lista prática com algumas características básicas para que você possa identificar quando cada fruta está madura. Confira!


Abacate

Um bom abacate é pesado, firme, de casca lisa e de polpa macia. Dê uma sacudida suave no abacate, se o caroço estiver solto, ele está maduro. Outra alternativa é apertar a haste do abacate, se ela estiver um pouco macia, ele está ideal para consumo.


Mamão

O mamão está maduro quando apresenta cor amarelada ou alaranjada. Se o mamão estiver macio ao apertá-lo, está maduro. outra dica é verificar o local da haste do mamão, que deve ter aroma forte da fruta quando se está madura.


Abacaxi

Quando o abacaxi está maduro, é possível sentir o seu aroma doce. Ele precisa estar firme, mas levemente macio. Quanto mais abertos os “olhos” do abacaxi, mais maduro. Um dica interessante está na folha da coroa, se ela sair com facilidade, o abacaxi está pronto para ser consumido.


Laranja

Escolha as laranjas mais firmes e pesadas, pois possuem mais suco. Se a laranja estiver muito amarelada, ela pode ter passado do ponto ideal. Dê preferência para as laranjas de casca lisa e fina, pois são mais suculentas.


Uva

Escolha as uvas já maduras na hora da compra, pois elas não amadurecem bem após colhidas. Quanto mais firme a uva estiver do caule, mais fresca ela está. Se desprender com facilidade, a uva pode estar passada do ponto. Dê preferência aos cachos cheios, sem cores amarronzadas.


Maçã

As maçãs de cores vivas e firmes, são mais saudáveis. Escolha as maçãs de casca lisa sem machucados.Quanto mais vermelha, mais doce.


Banana

A banana deve estar firme, com casca amarela e pequenas manchas marrons. Se a haste da banana estiver amarronzada e seca, a banana já passou do ponto.


Melão

Escolha o melão firme, sem rachadura e de cor viva. Uma boa dica é apertar a extremidade oposta à haste, se estiver um pouco macio, o melão está maduro. Se afundar muito, o melão já passou do ponto de amadurecimento.


Limão

Quanto mais lisa e brilhante a casca do limão, mais suco ele tem. Se a casca estiver escurecida e enrugada, o limão passou do ponto.


Morango

Quanto menores os morangos, mais saborosos. Escolha os morangos firmes e de cor vermelha intensa. O talo da fruta também deve estar firme. Uma dica para aproveitar o melhor da fruta é lavar os morangos apenas quando for consumir. A umidade pode estragar o morango com mais facilidade.


Manga

A manga madura tem a cor amarelada ou avermelhada e cheiro doce. Escolha as mangas com muita polpa, roliças e arredondadas na região próxima ao caule.


Maracujá

Maracujás com aromas estão no ponto ideal de consumo. Se quando você chacoalhar o maracujá sentir a polpa se movimentar também, há maior probabilidade da fruta ter uma boa quantidade de suco.

Gostou das dicas? Faça o teste na sua casa e desfrute o melhor sabor das frutas!


Entre para o clube, baixe o app do Palato, aproveite os descontos e conteúdos exclusivos.

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

Um projeto do Palato.com.br

EMX©2020