• Palato

Festa junina: receitas para comer sem culpa


Com a chegada do mês de Junho as comidas típicas ganham grande destaque nas mesas dos brasileiros. Independente da região do país, os pratos são bem parecidos, com ingredientes fáceis de encontrar. Porém, o milho é que possui um grande destaque nas preparações juninas, é rico em vitaminas, fibras e utilizado em diversas receitas: canjica, curau, bolos, pamonha, pipoca sorvete, etc. Outro fator que torna o milho mais acessível é que este mês é o período de safra, ou seja é possível encontra-lo ainda mais facilmente do que no restante do ano.

Como é quase impossível não sair da dieta neste período, com tantas opções gostosas e tentadoras, selecionamos duas receitas tradicionais e fizemos trocas inteligentes para deixá-las mais saudáveis. Assim você e toda a sua família poderão facilmente fazer em casa, e o melhor: comer sem culpa!


COCADA DE COLHER

Ingredientes: 3 xícaras de coco ralado fresco 1 xícara de açúcar de coco 3 ovos 1 colher de manteiga

Modo de preparo: Misture primeiro os ovos e a manteiga com ajuda de um fouet ou garfo, em seguida vá acrescentando o açúcar aos poucos e depois misture o coco ralado com ajuda de uma espátula até ficar bem homogênea. Coloque a mistura em um refratário e leve ao forno (pré aqueça por mais ou menos 40 minutos). A cocada fica crocante por fora e cremosa por dentro. Pode ser servida gelada ou quente.


BOLO DE MACAXEIRA

Ingredientes: 4 ovos 1 xícaras de açúcar demerara 1 xícara de açúcar de coco 2 colheres de sopa de manteiga ghee 1/2kg macaxeira crua e descascada 2 xícaras de queijo ralado (meia-cura) 1 xícara de coco seco ralado 250ml de leite de coco 1 pitada de sal Farinha de aveia para untar

Modo de preparo: Comece preaquecendo o forno a 180ºC. Passe a macaxeira em um ralador, coloque em uma vasilha, cubra com água e deixe descansar. Numa tigela misture os ovos com os açúcares (coco e demerara), a manteiga e o sal. Mexa bem até virar um creme ralo. Escorra a macaxeira com ajuda de uma peneira e coloque na mistura dos ovos, em seguida acrescente o coco e o queijo e misture delicadamente. Unte uma assadeira média com manteiga e farinha de aveia, depois transfira toda a massa e nivele com ajuda de uma espátula. Leve ao forno por 50-60 minutos. Retire, espere esfriar e corte em pedaços para servir.

Contribuidor do blog: Keny Torres CRN 13130 Nutricionista com especialização em nutrição aplicada à gastronomia, estudou culinária saudável e vegana em Nova York, atualmente é sócio do NutriChefs pelo Brasil, nutricionista do Spa Engenho do corpo, e criador do e-book Nutrição e Gastronomia Esportiva. Além disso, realiza palestras e cursos de culinária por todo o país. Keny Torres tem seu atendimento direcionado às pessoas que buscam qualidade de vida, desde esportistas, vegetarianos e veganos, obesos, adolescentes a melhor idade.

#receitassaudáveis #comidasjuninas #comidasjuninassaudáveis #bolodemacaxeira #bolodeaipim #bolodemandioca #bolofuncional #cocada #cocadadecolher #cocadasaudável

Entre para o clube, baixe o app do Palato, aproveite os descontos e conteúdos exclusivos.

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

Um projeto do Palato.com.br

EMX©2020