• Palato

Lancheira saudável: volta às aulas!

Atualizado: 6 de Mai de 2019


As férias estão terminando e se assim como eu, você que é mãe ou pai, já deve estar de cabelos em pé com o retorno das aulas! Além do material escolar e uniformes, o lanche é uma grande preocupação para muitos de nós.

Algumas escolas não oferecem o lanche e cabe aos cuidadores a função de criar, produzir e enviar opções nutritivas, saudáveis e equilibradas para os filhos. Muitos me procuram: “Renata, e agora?”, “Socorro, o que eu devo enviar?”, “Isso é saudável?”, “Ele sempre leva a mesma coisa, me ajude!”... Então, vamos lá!!!

Pensando no equilíbrio nutricional, vou começar pela composição desta lancheira. Ela deve conter uma fruta, uma fonte de carboidrato, uma fonte de proteína e uma bebida.



FRUTAS: a melhor escolha são frutas fáceis de descascar ou consumir, que não oxidam (alteração de cor e sabor) com facilidade e de preferência frutas da época pois são mais baratas, necessitam de menos agrotóxicos no cultivo e são mais nutritivas. As frutas também podem ser substituídas por frutas secas, tomate cereja e legumes como palitinhos de cenoura e pepino.


CARBOIDRATOS: alguns exemplos são: pão, tapioca, bolo, panqueca, biscoito, pastel de forno, pipoca, torradas. A escolha e preparação faz toda a diferença, então fique de olho nos rótulos e ingredientes. Dê preferência por carboidratos integrais e sempre que possível, de produção caseira.


PROTEÍNAS: a fonte mais comum de proteína nos lanches são leite e derivados como queijo, iogurte, requeijão, patês e pastinhas à base de queijos. Carne e frango aparecem como opções de recheios e ovo de codorna são práticos e queridos pelas crianças!


BEBIDAS: água, água de coco, chás gelados e sucos. No caso dos sucos, a melhor opção é o natural da fruta, que pode ser substituído por polpa ou sucos integrais sem adição de água, açúcar ou conservantes.

Um dos pontos principais é a criatividade para variar e não cair na monotonia. A dica de ouro é planejamento:

  • Reserve um tempo para criar o cardápio da semana ou mês;

  • Com o cardápio em mãos você garante os alimentos e itens necessário nas compras de supermercado e feira;

  • A preparação de lanches e receitas um dia antes facilita na hora da pressa;

  • Com planejamento e cardápio conseguimos evitar a repetição dos alimentos com frequência;

  • Procure e teste receitas práticas em livros e internet (sites, blog e redes sociais).

Envolva, sempre que possível, a criança na escolha, preparação e montagem da lancheira para que ela se interesse mais pelos alimentos enviados. Além disso, diversão faz parte, use cortadores de formas, bichos e personagens em frutas, biscoitos e sanduíches; desenhe carinhas nas embalagens; e escreva recadinhos ou bilhetes surpresas. Tenho certeza que os pequenos vão amar!

DICA DA NUTRI: Você já conhece a linha de bolachas, biscoitos e cookies da Mãe Terra? Além de produzidos com alimentos naturais, integrais e orgânicos são deliciosos, nutritivos e saudáveis! Quer um lanche prático? Prove! Tenho certeza que a família toda vai gostar!




Segunda-feira: banana + suco de melancia + sanduíche de pão integral com queijo branco Terça-feira: cubos de melão + chá gelado de hortelã + mini tapioca com queijo coalho Quarta-feira: uva sem semente + suco de acerola + iogurte natural com granola Quinta-feira: cubos de manga + água de coco + cookies integrais + ovo de codorna Sexta-feira: gomos de tangerina + suco de caju + pão de cenoura com creme de ricota


Renata Greco - CRN6 22.046 Nutricionista Materno Infantil Consultora em Aleitamento Materno

@bebequecome

Meu nome é Renata Greco, sou nutricionista materno-infantil e consultora em aleitamento materno. Formada há mais de 10 anos pelo Centro Universitário São Camilo e especialista em nutrição clínica pelo GANEP Nutrição Humana em São Paulo, me apaixonei pelo mundo materno-infantil após o nascimento de minha filha, Maya!

É com grande prazer que venho compartilhar meu conhecimento através desta parceria incrível com o Palato! Cada mês um texto e informações de qualidade para você!

#lancheira #lancheirasaudável #voltaasaulas #lancheirainfantil #alimentaçãoinfantil #criança #lanches

Entre para o clube, baixe o app do Palato, aproveite os descontos e conteúdos exclusivos.

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

Um projeto do Palato.com.br

EMX©2020