• Palato

4 dicas para voltar aos treinos

Janeiro certamente é o mês que estabelecemos as metas para o ano que acabou de iniciar. É cada vez mais comum que dentre essas metas, estejam as de mudanças de estilo de vida, trazendo mais exercícios para a rotina diária. Seja qual for o seu momento, início nas atividades esportivas ou apenas um recomeço pós-festividades -que incluem uma ingestão calórica, muita vezes, fora do costume -, é importante manter alguns cuidados antes de ir à luta pela saúde e boa forma física.


Retorno gradativo é o nome!


Após uma pausa de exercícios físicos, o funcionamento do corpo muda. Independentemente da intensidade e periodização de treinos anteriores, é preciso entender que levará algum tempo para alcançar a mesma predisposição após uma pausa, por isso, não se cobre tanto, mas também, não desanime. Pegue menos peso, faça exercícios mais curtos, corra uma distância menor e exija menos de si mesmo quando recomeçar.


Ficar atento aos sinais do seu corpo é primordial


Autoconhecimento é saber respeitar os limites do seu corpo. Preste muita atenção à forma como o seu corpo responde ao exercício. Se você sentir dores provenientes de tensões, por exemplo, procure um profissional especializado antes de continuar a evolução das cargas ou volumes. Conviver com lesões pode levar a uma ainda mais grave, de recuperação longa e problemas no futuro.


Trace metas!


Definir metas para si mesmo pode ajudá-lo à permanecer motivado, alimentar-se corretamente e voltar ao ritmo de treinos. Definir uma série de pequenas metas atingíveis pode ajudar a manter o seu impulso fitness e constância na busca de uma rotina saudável. Se necessário, diversifique as atividades! Tente algo diferente no fim de semana, aproveite o verão e todas as oportunidades esportivas que a estação permite, divirta-se!



Dieta e exercícios andam juntos


Ao preparar-se para voltar à sua rotina fitness, não se esqueça de voltar a abastecer o seu corpo corretamente. Você vai precisar de nutrientes adequados para ajudar o seu corpo no retorno à boa forma. Concentre-se em manter-se hidratado e adicionar bons carboidratos, fibras e proteínas ao seu cardápio. Para uma boa performance é fundamental um correto equilíbrio entre nutrição e exercícios, assim como a escolha de suplementos esportivos/clínicos para evolução nos treinos e/ou ajuste de carências nutricionais.


E já sabe: procure sempre um nutricionista esportivo de sua confiança para avaliar e acompanhar o retorno às treinos.


Mylena Porto

Nutricionista esportiva