
Palato
5 alimentos para evitar no pré-treino
Preparando-se para a alguma prova de corrida? É sempre bom ficar sabendo o que comer, mas principalmente o que não comer antes de correr. Uma dica é fazer as suas corridas pela manhã, pois o cardápio matinal é mais difícil de errar.
Exercícios físicos feitos pela manhã são mais fáceis de ser controlados, assim como a alimentação, afinal, é somente trocar de roupa, calçar o tênis e tomar um café da manhã. Para te auxiliar antes do treino, preparamos uma lista mostrando o que não comer antes de correr. Continue acompanhando o post e confira!

A alimentação é algo muito importante na vida de um corredor. Por isso, é preciso tomar muito cuidado com o que não comer antes de correr para isso não atrapalhar o seu desempenho. Se você é uma pessoa que toma todas as precauções com a sua dieta, confira cinco tipos de alimentos que você precisa evitar antes do pré-treino:
Frutas secas: são ricas em fibras e podem ocasionar desconfortos gastrointestinais;
Vegetais folhosos: o resultado de ingerir esse tipo de alimento antes da corrida são gases ou, até mesmo, distensão abdominal;
Café: para os que não têm costume de consumir, a cafeína pode irritar a mucosa, causando refluxo, prejudicando o desempenho durante a corrida;
Carne vermelha: provoca desconforto e sensação de peso no estômago, pois é de difícil digestão;
Produtos lácteos: demandam um tempo maior de digestão e podem ocasionar desconforto gástrico e enjoos.
ATENÇÃO: ingerir qualquer um desses tipos de alimentos, seja em qualquer horário do dia, a sua barriga pode ficar inchada, ocasionando dores abdominais ou, até mesmo, flatulências. Essas reações, consequentemente, podem causar desconforto na hora do treino
Mas o que realmente comer antes do treino?
Saber o que comer antes de correr é tão importante quanto alongar ou qualquer outro tipo de preparação. Agora que você já sabe o que não comer antes de correr, vamos te ajudar a montar um cardápio com alimentos que devem ser ingeridos antes da sua corrida. O ideal é não fazer muitas mudanças em sua dieta e optar por comer os seus alimentos favoritos, desde que sejam saudáveis!
Veja o que você deve conter no cardápio de um corredor:
Batata-doce, pão ou arroz: irão armazenar energia em seu corpo por mais tempo;

Sardinha ou salmão: aumentam a absorção de carboidratos e dão mais energia;

Frango ou outra carne magra: ajudam a construir músculos e a se recuperar rapidamente das possíveis lesões internas;

Banana: aumenta a glicose no sangue;

Água: hidrata o organismo.

O ideal é fazer refeições leves antes de correr, assim o seu rendimento não fica prejudicado. Outra dica importante sobre o que não comer antes de correr é evitar testar diferentes tipos de alimentos ou suplementos no dia da corrida-alvo. O que pode ser bom para um organismo, pode não ser tão bom para o seu, então fique atento a isso.
Vale ressaltar também que correr diariamente traz vários benefícios para o corpo, como:
Reduz do peso corporal;
Melhora o nível de colesterol sanguíneo;
Diminui o risco de infarto;
Auxilia na circulação sanguínea;
Reduz o estresse e ajuda a melhorar a depressão;
Metabolismo mais eficiente;
Proporciona grande bem-estar físico e mental;
Melhora a capacidade cardiorrespiratória;
Ajuda a dormir melhor;
Aumenta o condicionamento físico.
O cuidado com a alimentação deve ser diário e não somente antes de correr. Se você tiver o hábito de treinar todos os dias, isso facilita para ter um corpo mais saudável. A combinação de exercícios físicos e uma boa dieta são primordiais para resultados bastante positivos. Vamos correr?
Mylena Porto
Nutricionista Esportiva