• Palato

5 alimentos que turbinam sua memória

Já precisou voltar e conferir se realmente desligou o gás quando saiu de casa? Já parou em frente à geladeira tentando descobrir o que tinha ido buscar? Já esqueceu onde guardou as chaves do carro? Se você respondeu sim a essas perguntas, talvez seu cérebro precise de mais estímulos! Se nosso corpo precisa de uma alimentação rica e balanceada, não é diferente com nossa memória.




Exercitar o corpo e a mente são superimportantes. Jogos da memória e palavras cruzadas podem ser ótimas opções para entreter e desopilar a mente, mas nada se compara a uma alimentação rica, exercícios físicos e uma boa noite de sono. No texto de hoje, vamos sugerir alguns alimentos que podem dar uma turbinada no seu cérebro. Confira:


1 - Frutas vermelhas


Além de saborosas, essas frutinhas são ricas em componentes antioxidantes e, por isso, possuem ação anti-inflamatória. Alimentos como morango, amora, uva, framboesa e mirtilo são excelentes para combater o envelhecimento precoce das células cerebrais e para evitar inflamações no cérebro que podem acarretar em várias doenças, como o Alzheimer. Ah, vale lembrar que esse componentes ricos também estão presentes nas frutas congeladas, hein? Então, não tem desculpas para não adicionar à dieta, seu cérebro agradece!


2 - Espinafre & Cia


O grupo de hortaliças verde-escuras concentram vários componentes benéficos para o sistema nervoso. O espinafre, por exemplo, fornece luteína, substância que estimula o raciocínio e a comunicação. Além disso, essas hortaliças, como o espinafre, a rúcula e o brócolis, possuem alta capacidade antioxidante e podem ser consumidos in natura, em saladas, em sucos, refogados ou cozidos. Capriche!




3 - Azeite de oliva


Estudos mostram que o azeite previne o envelhecimento das células. Muito disso se deve a uma substância chamada oleocantal, que, segundo pesquisas da Universidade Temple, nos Estados Unidos, impede a proliferação das placas beta-amiloides, estruturas associadas à destruição dos neurônios, comum em doenças cognitivas, como o Alzheimer. Além disso, o legítimo azeite de oliva possui componentes antioxidantes. Uma colher de sopa já garante uma dieta mais saudável!




4 - Abacate


Anote aí: o abacate deve fazer parte de uma dieta saudável. Apesar de ser um fruto mais calórico, ele é rico em vitaminas B6, B12, C e E, além de selênio e luteína - já vimos que ela faz muito bem ao nosso cérebro, né? Estudos mostram que o abacate possui muitas substâncias benéficas para o nosso sistema neurológico, que melhoram a capacidade de aprendizado e concentração. Converse com seu nutricionista e veja a melhor forma de adicionar esse alimento riquíssimo à sua dieta!


5 - Chocolate amargo


Por esse você não esperava! Isso mesmo, chocolate faz bem para a sua memória! A gente sabe que essa delícia provoca um prazer gastronômico único e é defendido em estudos, que comprovam: a sensação de bem-estar faz muito bem ao cérebro, obrigado! Mas seus componentes mais ricos e benéficos para o cérebro vêm do cacau, que possui ação antioxidante e promove uma ótima circulação. Se você procurava motivos para consumir chocolate, encontrou. Mas sem exageros, hein? Os que trazem mais benefícios são aqueles que têm 40% ou mais de cacau em sua composição.


Agora que você já sabe quais são os alimentos amigos dos neurônios, consulte seu nutricionista e veja como melhorar sua dieta, seu cérebro agradece.


Entre para o clube, baixe o app do Palato, aproveite os descontos e conteúdos exclusivos.

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

Um projeto do Palato.com.br

EMX©2020