• Palato

5 benefícios da uva-passa

Junto à magia do Natal o mês de dezembro é marcado por comidas típicas, muitas guloseimas e pratos especiais, como arroz com uvas-passas. Sempre envolvida em bastante polêmica nesta época do ano, a estrela desse prato, a uva-passa, deve fazer parte da sua dieta e vamos te dizer por quê.

Sabia que, além de deliciosa, ela faz muito bem à sua saúde? Confira alguns benefícios:


1 - Previne a anemia


Como boa fonte de ferro, a uva-passa é perfeita para combater a anemia, melhorando o transporte de oxigênio para as células do organismo, favorecendo a produção de glóbulos vermelhos.


2 - Faz bem aos ossos


A uva-passa possui alto teor de frutose e glucose, por isso é doce e costuma agradar a diversos paladares. Mas ela não é somente saborosa e palatável, hein? Por ser bastante rica em cálcio, o fruto seco é responsável por manter a saúde dos dentes e ossos em dia, prevenindo até o surgimento da osteoporose. Além disso, a fruta possui uma substância conhecida como boro, que facilita a absorção de cálcio, magnésio, fósforo e vitamina D pelo organismo. Incrível, não é?



3 - Elimina os radicais livres


Essas minifrutinhas são muito ricas também em antioxidantes, como flavanoides, fenóis e polifenóis, que são compostos auxiliadores da redução do estresse e eliminadores de radicais livres, reduzindo, assim, os danos das nossas células. Por isso, a uva-passa pode ajudar a diminuir os riscos do surgimento de doenças crônicas, como problemas cardíacos e até câncer.






4 - Faz bem ao coração


As fibras da uva-passa são pra lá de poderosas e possuem a capacidade de diminuir a absorção do colesterol ruim no intestino, auxiliando também no controle e regulando esses indicadores. Isso ajuda o organismo de diversas formas, inclusive evitando que os vasos sanguíneos retenha gordura, causando vários danos ao nosso corpo, como doenças cardiovasculares.








5 - Combate infecções


A uva-passa é excelente para fortalecer o sistema imunológico porque tem bons níveis de vitamina C em sua composição. Os chamados fitonutrientes são elementos que possuem ações antibióticas, anti-inflamatórias e antialergênicas. Vale a pena adicionar essa minifrutinha na sua dieta!


E aí, gostou de saber um pouco mais sobre essa fruta tão rica para o nosso organismo? Visite uma de nossas lojas e confira em nosso hortifrúti algumas opções deliciosas!