• Palato

5 dicas para melhorar o metabolismo

Aprender a melhorar o metabolismo é o segredo para emagrecer de forma correta e saudável. Afinal, viver somente de salada, pular o jantar ou ficar longas horas sem comer são práticas que, definitivamente, não adiantam. Perder os quilos indesejados não depende somente do número de calorias consumidas diariamente, mas de somar isso a atividades físicas também.

O jeito como o nosso organismo transforma essas calorias em energia tem um papel fundamental no processo de emagrecimento. Isso é função do metabolismo. Vale ressaltar que, nesse sentido, o da mulher é mais lento em relação ao do homem.

Se a sua preocupação é perder aqueles quilinhos extras, vou te mostrar como melhorar o metabolismo, através de uma maneira eficiente de somar boa alimentação e prática de exercícios para obter o resultado desejado. Quer aprender como?


Afinal, o que é metabolismo?


Quem pratica atividade física está acostumado com esse termo, mas você sabe o que significa metabolismo? Essa palavra é usada para designar todas as reações químicas do nosso corpo, por isso, quanto mais o seu metabolismo trabalha, mais caloria o seu corpo perde. Nem todos têm o metabolismo acelerado, necessitando aumentá-lo para que o corpo não acumule gordura. Isso é feito por meio de alimentação saudável e deixando o sedentarismo de lado.


5 dicas fundamentais


1 - Aumente a ingestão de proteína em todas as suas refeições


Ao fazer uma refeição o seu metabolismo aumenta, pois o seu corpo precisa digerir tudo o que você consumiu, ou seja, transformar o alimento em energia. Isso acontece com qualquer coisa que ingerimos, mas a proteína acelera ainda mais o efeito térmico dos alimentos. Com a proteína você também se sente mais satisfeito; isso quer dizer que você não sentirá fome tão rápido e não consumirá alimentos em excesso.


2 - Beba água gelada


A ingestão de 0,5 L de água gelada aumenta o metabolismo porque, ao ingerir o líquido frio, o seu corpo precisará produzir energia para se esquentar, queimando calorias. Além disso, consumir água meia hora antes de uma refeição te ajuda a comer menos.


3 - Treine com alta intensidade


Treinos de alta intensidade ajudam a queimar gordura a acelerar a taxa metabólica. Isso porque as atividades são intensas e intercaladas por pequenos descansos, o que aumenta o gasto de energia.


4 - Mantenha o movimento


O mundo da tecnologia tem feito as pessoas ficarem mais sedentárias, então como acelerar o metabolismo vivendo nesse mundo moderno? Coloque mais movimento em seu dia a dia! Por exemplo, se você trabalha muito tempo sentado, procure andar em algum momento do seu dia, subir os andares de escada ajuda bastante! Isso ajudará não somente o seu metabolismo, mas a sua circulação também.


5 - Beba chá verde

O chá verde pode aumentar o seu metabolismo, além de ajudar a transformar a gordura do seu corpo em ácidos graxos livres, elevando a queima de calorias.


Além desses alimentos, existem outros que ajudam a acelerar o seu metabolismo como, por exemplo, alimentos picantes e o óleo de coco. Outra dica importante é não ficar muito tempo sem fazer uma refeição e tomar café da manhã todos os dias. Afinal, essa é a nossa refeição mais importante.


Lembre-se: a soma de uma boa alimentação e uma dieta eficiente traz resultados incríveis para o seu corpo!



Mylena Porto

Nutricionista Esportiva

Entre para o clube, baixe o app do Palato, aproveite os descontos e conteúdos exclusivos.

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

Um projeto do Palato.com.br

EMX©2020