• Palato

5 dicas que evitam o desperdício de alimentos

Preparar uma refeição saborosa para os amigos e familiares é tudo de bom, concordam? Mas nem sempre a gente acerta a quantidade das porções e acabamos com as panelas com muita comida. Pesquisas recentes apontam que as famílias brasileiras jogam, em média, 130kg de comida por ano. Muita coisa, né? Consumir com consciência faz bem ao meio ambiente e ao bolso e, pensando nisso, vamos dar 5 dicas de como utilizar melhor os alimentos do cotidiano evitando o desperdício e o mau uso.


1 - Compras fracionadas e listadas


O primeiro passo é evitar estocar alimentos, seja o arroz e feijão de todos os dias ou os famosos supérfluos, alimentos como lanchinhos, refrigerantes e doces. O ideal é fazer a lista dos itens necessários para manutenção da semana e realizar as compras semanalmente, e não uma vez por mês. Nada que acostume nosso subconsciente a consumir mais comida, já que sempre vai ter uma despensa lotada!



2 - Programe o cardápio da semana


Pensar no que vai consumir durante a semana é uma dica de ouro! Separar as porções dos alimentos, pensar a composição de cada prato é uma forma incrível de evitar que restinhos de comida acabem no lixo.



3 - Reaproveite vegetais e frutas


A gente está muito mais acostumado a consumir a polpa das frutas, das verduras e dos legumes, mas sabia que as cascas, talos e folhas são uma ótima fonte de vitaminas e minerais e que eles podem ser reaproveitados? Vitaminas e sucos são ótimas receitas para reaproveitar esses alimentos. Leia até o final e aprenda a fazer uma receita deliciosa de doce de casca de laranja.


4 - Organize a geladeira


Essa organização faz muita diferença! Deixe à frente aqueles alimentos que estão com a validade mais próxima e que você precisa "lembrar" de usar. Isso vale também para alimentos que, naturalmente, já se perdem mais rapidamente, como iogurtes, leites e frios. Atrás, ficam os que têm a validade mais estendida!


5 - Congele o que não for usar de imediato


Mesmo tomando todas essas medidas, sobras podem existir, então o congelador pode suportar essa comida que sobrou sem problemas. Atenção: guardar essa comida extra no mesmo dia é primordial para manter o frescor e o sabor de cada alimento!


DICA EXTRA: Veja o que podemos fazer com os restos de alguns alimentos:

  • Feijão: pode ser aproveitado em um sopa ou na preparação do tutu;

  • Arroz: ótima opção para a canja do jantar;

  • Pão: torradas e a rabanada do café da manhã;

  • Frutas: vitaminas, sucos e até geleias!


Snack doce de casca de laranja


Ingredientes:

  • 6 laranjas grandes de casca grossa tipo laranja-baiana;

  • 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar;

  • 1 canela em pau;

  • 5 cravos-da-índia inteiros.

Modo de fazer:

Descasque as laranjas, mantendo a parte branca intacta. Corte as laranjas em gomos e retire a polpa. Deixe as cascas de molho em água por 24 horas trocando a água 4 vezes. Escorra, enxugue e fatie as cascas em tiras bem fininhas. Leve-as ao fogo médio, cobertas com água, e ferva por 15 minutos. Escorra. Leve novamente ao fogo médio com o açúcar, a canela e o cravo e cozinhe por 15 minutos ou até a casca amaciar. Deixe esfriar e sirva em seguida.


Pronto! Agora, além de saber como evitar o desperdício, você aprendeu uma receita superfácil para o lanche da tarde! Seu dia a dia e o meio ambiente agradecem!

Entre para o clube, baixe o app do Palato, aproveite os descontos e conteúdos exclusivos.

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

Um projeto do Palato.com.br

EMX©2020