• Palato

6 benefícios do Damasco que você precisa conhecer


O Damasco Seco ou Damasco Turco é uma fruta amarela e arredondada, semelhante ao pêssego, porém com um tamanho menor. Estas frutas, que possuem a acidez das ameixas roxas, são extremamente nutritivas e trazem muitos benefícios à saúde.


O damasco desidratado é ainda mais nutritivo, pois contém vitaminas em doses concentradas. Mas você já parou para analisar quais são os benefícios que esta fruta nos proporciona? Confira abaixo.


Fontes de vitamina A e potássio


Em 100 gramas de damasco seco, estão 72% da dose recomendada diária para a vitamina A. Ela funciona como um antioxidante e é essencial para o crescimento celular, para o sistema imunológico, além da saúde dos olhos, ossos, etc. Já o potássio, ajuda no combate de câimbras e mantém a pressão arterial saudável.


Ferro


O damasco na forma seca contém muito ferro, suprindo com o consumo de um quarto de xícara de chá, 8% das recomendações diárias desse mineral, evitando a anemia.



Digestiva

Ricos em fibras, o damasco é muito bom para a nossa digestão. Os taninos presentes nesta fruta ajudam a melhorar o funcionamento do aparelho digestivo e protegem a mucosa intestinal.

Fonte de Vitamina C

Responsável pela formação de nossas células, além de ter ação antioxidante de combate aos radicais livres, prevenindo infecções, gripes e resfriados.

Fonte de Licopeno


Este nutriente antioxidante é responsável por prevenir o câncer de próstata e mama, além de reduzir os níveis de LDL, o mau colesterol.


Presença de betacaroteno


Este componente que faz parte da composição nutricional do damasco, contém alto poder antioxidante, ajudando na prevenção do câncer e no fortalecimento do sistema imunológico.

Como consumir


Apenas três unidades de damascos proporcionam 30% da quantidade recomendada por dia de vitamina A. O damasco Seco ou damasco Turco combina bem com pratos doces e salgados, tortas,bolos, pavês e cremes.


O seu sabor adocicado, com fundo levemente azedinho, combina perfeitamente com iogurtes, mix de castanhas e fica uma delícia em saladas de folhas ou frutas.


Obs: o damasco seco não contém adição de açúcar!


Já foi conferir as nossas ofertas? Clique aqui e acesse o nosso site!