• Palato

Alimentação e atividade aeróbica: saiba como potencializar seu treino

A Nutrição é uma área que vem crescendo bastante nos últimos anos, que tem ganhado cada vez mais suporte e despertado o interesse de diversos entusiastas do mundo todo. Ter um acompanhamento nutricional adequado pode contribuir de inúmeras formas para manter o nosso corpo saudável, o cuidado com a alimentação e vai muito além da estética e do desempenho esportivo.


Sabemos que a Nutrição pode estar ligada também a um melhor desempenho na realização de tarefas do dia a dia, no trabalho, nos estudos, na saúde física e mental, na saúde sexual e, o mais importante de tudo, garante suporte para um futuro com mais saúde e longevidade. Isso é muito importante nos dias de hoje, pois vivemos em uma sociedade onde as pessoas estão ficando cada vez mais debilitadas e com uma péssima qualidade de vida.


Nutrição e alimentação balanceadas são essenciais nos dias de hoje, afinal de contas todo mundo quer ter uma boa saúde, e um futuro com longevidade, não é mesmo?

Hoje vamos discorrer um pouco sobre a importância da nutrição e de uma boa alimentação voltada à prática de atividades aeróbicas. Primeiramente, para entender o a relação da nutrição com o famoso “aeróbico” ou “cardio”, precisamos definir o que é uma atividade aeróbica! Uma atividade aeróbica é aquela que envolve o uso de vias metabólicas principalmente (e não exclusivamente) aeróbicas, ou seja, aquelas que envolvem o alto consumo de oxigênio obtido através da respiração, juntamente com os substratos energéticos (carboidratos, lipídeos e, em alguns casos, proteínas) para a geração de energia (na forma da molécula de ATP) pelo nosso maquinário celular, processo chamado de respiração celular.



Assim, definindo a atividade aeróbica, temos: a atividade física com um elevado consumo de oxigênio, requisitando energia de forma contínua e em grandes quantidades (principalmente em esportes de endurance), energia essa que é fornecida por vias energéticas primordialmente aeróbicas, através do nosso maquinário celular (mitocôndrias). Citando alguns exemplos dessas atividades aeróbicas, temos: corrida, ciclismo, natação, futebol e lutas em geral.


Ok! Entendido o que é uma atividade aeróbica, agora vamos à importância da Nutrição nesse contexto de exercício. Sabemos que as atividades aeróbicas normalmente demandam muita energia e esforço para a sua realização. Dessa forma, é imprescindível que exista um aporte nutricional tanto em relação aos macronutrientes (carboidratos, proteínas e lipídeos), quanto aos micronutrientes (vitaminas e minerais). E por que precisamos desse aporte de nutrientes?


Para que haja uma boa performance e desempenho na prática da atividade física, é indispensável que o corpo esteja abastecido com energia e compostos que irão ajudar na realização e na duração do exercício físico.


ATENÇÃO: se você abastece 10 litros de combustível no seu carro, mas precisa chegar a um lugar que exige que você tenha 30 litros no reservatório, você irá conseguir chegar ao seu destino? Não! O mesmo serve para o seu corpo e a disponibilidade de alimentos para a geração de energia. Numa analogia simples temos os macronutrientes como o nosso combustível, assim como temos a gasolina para o carro, e temos os micronutrientes como os nossos cofatores para o bom desempenho do maquinário celular, assim como os óleos e fluídos estão para o motor do carro. Se você tem combustível no carro, mas o motor está sem óleo lubrificante e fluido de resfriamento você irá chegar ao seu destino? Pode até ser que chegue, mas provavelmente irá causar danos ao maquinário do seu carro, e assim a mesma analogia serve para o corpo. Se você tem macronutrientes, mas não tem os micronutrientes você pode até completar a prova, porém provavelmente irá sobrecarregar o seu sistema imunológico e a sua recuperação muscular pós-exercício, o que seria maléfico para quem busca um bom desempenho em qualquer modalidade que pratique.


Entende como a nutrição voltada para o esporte vai muito além do simples fato de comer? Existe toda uma mecânica envolvida por trás, e é, de fato, muito importante que se tenha um acompanhamento nutricional adequado para fazer o manejo e as recomendações necessárias para cada indivíduo dentro da sua realidade e individualidade. Consulte se nutricionista e bom treino!


Mylena Porto - Nutricionista Esportiva

Entre para o clube, baixe o app do Palato, aproveite os descontos e conteúdos exclusivos.

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

Um projeto do Palato.com.br

EMX©2020