• Palato

Alimentos que acalmam? Conheça alguns!

Quem nunca chegou ao final do dia com aquela canseira e com uma lista de afazeres ainda maior do que quando o dia começou? Com essa correria na atualidade, fica difícil ter um momento pra descansar, relaxar os músculos e ganhar mais energia pra seguir com as tarefas do dia a dia. Mas você sabia que existem alimentos que são considerados calmantes naturais?


Segundo o índice mais recente da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 11 milhões de brasileiros sofrem com dificuldade pra dormir. Uma série de fatores está atrelada a esse resultado, mas o combo estresse + má alimentação é o principal atuante.


Por isso, é importante tentar, em meio à agitação da rotina, manter uma alimentação saudável para melhorar o quadro de insônia e cansaço. Veja alguns alimentos capazes de desacelerar o estresse e de promover a sensação de bem-estar.


Aveia

É composta por nutrientes que reduzem o estresse, como o triptofano, um aminoácido capaz de regular os níveis serotonina no cérebro, o que reduz a atividade do organismo e deixa o corpo mais relaxado, possibilitando um sono mais tranquilo. Além disso, a aveia é um dos poucos alimentos que têm um hormônio que estimula o repouso, a melatonina. Estudos mostram que crianças que consomem aveia pela manhã se mantêm mais calmas ao longo do dia.



Maracujá

Esse é clássico e conhecido da maioria, né? Mas você sabia que, na verdade, a substância calmante está presente nas folhas da fruta? Os alcaloides e flavanoides atuam no sistema nervoso como analgésicos e relaxantes musculares. O chá, por exemplo, é uma bebida ideal para quem costuma se exercitar com frequência.



Linhaça

Ela é fonte de ômega 3 e ácidos graxos, que regulam os neurotransmissores, melhorando a qualidade do sono, reduzindo a ansiedade, a irritabilidade e, até mesmo, a depressão. É um alimento supernutritivo e indicado para quem procura manter uma rotina saudável. A maneira mais fácil de você receber os benefícios da farinha é polvilhando-a sobre o iogurtes, salada ou acrescentando-a aos sucos de frutas.


Chocolate amargo


Não pense que a sensação de bem-estar logo após comer chocolate é somente psicológica. A versão amarga dessa guloseima (70% de cacau em sua composição) é fonte rica de serotonina, o hormônio da felicidade. É uma ótima opção pra quem sofre com os sintomas indesejados da TPM.


Introduzindo alguns desses alimentos na rotina, você começa o seu dia com mais disposição e leveza. Vale a pena testar uma nova dieta com esses alimentos do bem!

Entre para o clube, baixe o app do Palato, aproveite os descontos e conteúdos exclusivos.

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

Um projeto do Palato.com.br

EMX©2020