• Palato

Benefícios do mel na prática de exercícios

Esse tesouro produzido pelas abelhas tem diversas propriedades positivas para o nosso organismo, como efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes. Agora, o que o mel pode fornecer a mais para quem pratica exercícios? Você sabe?


Ter energia antes, durante e depois de um treino ou competição faz toda a diferença, principalmente ao levarmos em conta o processo de recuperação muscular. Por isso, é comum o uso de sachês de carboidrato ou gel energético para dar aquele gás extra. Pois, tome nota: o mel também pode ser utilizado para esses fins e proporcionar um ótimo resultado no seu desempenho!



Recuperando a glicose


A glicose é o açúcar que está circulante no sangue. Quando ela se torna disponível, a partir dos alimentos que comemos, pode participar dos processos metabólicos do ser humano, fornecendo energia para o funcionamento do organismo. Quando treinamos, gastamos energia proveniente das nossas reservas de glicose. Portanto, nossos níveis de açúcar no sangue caem rapidamente e isso pode ser visto no nível de cansaço pós-exercício.


O mel é uma fonte ideal de energia, que mantém seu nível de glicose alto para obter um bom rendimento. Composto basicamente por carboidratos (frutose e glucose), ele apresenta quantidades consideráveis de magnésio, cálcio, potássio, ferro e fosfato. Por ser rico também em um grupo de vitaminas realmente valiosas para a recuperação muscular e física (B1, B2, B5, B3 e C). o mel é ideal para fornecer energia rápida, já que é absorvido pelo organismo sem demora.


Similar a outros produtos industrializados consumidos antes e durante o exercício, é um alimento natural, com açúcares não refinados e de fácil absorção pelo organismo. Desta forma, o mel atua como função digestiva, facilitando a captura de nutrientes, como o cálcio e o magnésio.


Como consumir?


Você pode consumi-lo com torradas integrais, frutas no pré-treino e no pós-treino, além de acrescentar aos iogurtes e castanhas, por exemplo. Se você busca perder peso, lembre-se que o consumo deve ser moderado, justamente pelo alto nível calórico. Nem tudo são flores, né? (rs!)


Converse com o seu nutricionista esportivo sobre como inserir o mel na sua rotina de treinos e se delicie.


Mylena Porto

Nutricionista esportiva

Entre para o clube, baixe o app do Palato, aproveite os descontos e conteúdos exclusivos.

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

Um projeto do Palato.com.br

EMX©2020