• Palato

Chá detox verde é bom para a saúde? Conheça funções e suas vantagens


Dieta, reeducação alimentar… o chá detox verde pode estar presente na nossa vida de várias formas, com os mais variados benefícios que ele traz para a nossa saúde. Além de potente antioxidante e de ter baixo teor de teína, acelera o metabolismo do corpo, estimulando a eliminação de toxinas, que são produzidas pelo próprio organismo, ou pela poluição, pelo consumo de corantes, conservantes, agrotóxicos e medicamentos, pelo contato com produtos químicos domésticos, entre outros.


Benefícios


1 - Diminui o risco de câncer


Os polifenóis do chá verde são antioxidantes e sabe-se que dietas ricas nesse nutriente ajudam na prevenção de vários tipos de câncer.


2 - Melhora o funcionamento digestivo


O chá verde pode auxiliar na estimulação de ácidos estomacais, contribuindo para a digestão e a absorção adequada dos nutrientes. Além de reduzir a absorção de gorduras e colesterol do organismo.


3 - Ajuda no emagrecimento


O chá contém um composto chamado epigalocatequina galato, que pode aumentar o gasto energético. Quem consumir cerca de 250 miligramas dessa substância (cerca de três xícaras de chá verde) consegue acelerar o metabolismo e queimar 100 calorias extras por dia, aproximadamente.


4 - Diminui o risco de diabetes


Os polifenóis presentes no chá verde ajudam a regular a glicose de pessoas com diabetes. Quando a glicose aumenta no sangue, a insulina entra no pâncreas para sinalizar às células que começam a metabolizar a glicose.


5 - Combate infecções


Ele pode eliminar bactérias e inibir alguns vírus, o que contribui para diminuir o risco de infecções. As catequinas do chá verde também inibem o crescimento de uma das bactérias que causa cárie.

Como usar?


Uma ótima estratégia de tomá-los é em jejum, principalmente por conta da alta produção de radicais livres que temos quando dormimos. Ao acordar, devemos tomar algo rico em antioxidantes para eliminar os radicais livres, garantindo uma alta absorção dos nutrientes, potencializando a sua digestão e acelerando o seu metabolismo.


Coloque 250 ml de água para ferver e, quando levantar fervura, desligue o fogo. Numa xícara, adicione duas colheres de sobremesa de detox verde e a água quente, abafe e espere cerca de 10 minutos. Coa para tomar. Pode ser consumido quente ou frio.