• Palato

Como escolher o melhor tipo de açúcar



Cristal, demerara, refinado, mascavo ou light? Saiba quais as melhores opções para uma ingestão saudável.


O açúcar é um alimento bastante calórico, um carboidrato absorvido pelo organismo com rapidez e que ao ser ingerido sem equilíbrio e moderação, pode provocar elevados níveis de glicose no sangue, trazendo riscos de doenças cardiovasculares e diversos problemas de saúde.


E então, como escolher o melhor tipo de açúcar para um consumo mais saudável?



Os mais indicados são aqueles com menor ou nenhum tipo de refinamento.


Devido aos diferentes tipos de processo de refinamento do açúcar, ele pode variar de sabor, textura e também de composição nutricional. Para quem possui restrições mais severas, consumir açúcar está fora de questão e para quem deseja ou precisa equilibrar a ingestão vale a pena conhecer os tipos mais comuns que estão nas prateleiras de supermercado, assim como suas características. Acompanhe.


Refinado branco ou cristal


O tipo mais comum e mais consumido no preparo de sucos, sobremesas e até no cafezinho. No processo de refinamento são acrescentados aditivos químicos para dar aquele aspecto branco. Esse procedimento acaba retirando os minerais, tornando-o pobre em nutrientes e rico em calorias. O mesmo acontece com o cristal, sendo que seu aspecto é mais grosso.

Compre agora


Confeiteiro


Super fino, macio e branco o açúcar de confeiteiro é muito utilizado no preparo de bolos e tortas. Em sua fabricação ele passa por uma peneira e é acrescentado amido de milho, de arroz ou fosfato cálcio para preservar a textura fininha.

Compre agora


Mascavo


Seu sabor lembra o da rapadura e seu toque é mais úmido. Ele não passa por refinamentos e isso conserva o ferro e cálcio encontrados nele. É extraído após o cozimento do caldo de cana.

Compre agora


Demerara


Ele tem um sabor mais suave que o mascavo e passa por um processo de refinamento mais leve, sem aditivos químicos, o que o deixa com uma cor mais caramelada e grãos mais grossos. E uma boa notícia: pode ser considerado um dos mais saudáveis.

Compre agora


Light


O açúcar light é uma mistura do adoçante artificial com o açúcar refinado e adoça quatro vezes mais que o açúcar normal. Ex.: sacarina, aspartame e ciclamato.

Compre agora


Orgânico


Cultivado sem adição de agrotóxicos, sem processos de industrialização e componentes químicos artificiais, o açúcar orgânico tem a mesma potência do adoçante refinado, mas preserva seu aspecto mais grosso, mais escuro e seu valor nutricional.

Compre agora


Açúcar do coco


O açúcar de coco tem um índice glicêmico baixo e também não passa por processos de refinamento. Promove uma liberação de energia mais lenta evitando os picos de glicose no sangue.

Compre agora


Mel


Obtido a partir do néctar das flores, o mel é uma substância açucarada muito nutritiva. Ele tem um poder antioxidante e anti-inflamatório e seus índices glicêmicos baixos o tornam uma excelente opção para adoçar.

Compre agora


Frutose


É um adoçante natural extraído de milho e de frutas, é cerca de 30 vezes mais doce que o açúcar comum, mas não tem vitaminas e minerais devido ao seu refinamento.


Lembrando que o mais ideal é consultar o seu nutricionista para uma avaliação e uma indicação baseada nas suas necessidades individuais.