• Palato

Confira as melhores opções de leite e derivados para as crianças


Quando o assunto é leite para bebês e crianças, sempre gosto de começar falando sobre a importância do leite materno e a recomendação dos grandes órgão mundiais de saúde como Organização Mundial da Saúde (OMS), Ministério da Saúde (MS) e Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), que preconizam o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses e prolongado até 2 anos ou mais!




Após 1 ano é possível iniciar a oferta de leite de vaca na alimentação dos bebês através de receitas, preparações e seu derivados. Mas atenção: o leite de vaca não substitui o leite materno, apenas complementa a dieta do bebê! Mas como saber qual a melhor opção dentre tantas nas prateleiras do supermercado? Precisamos criar o hábito de ler o rótulo do que compramos! Todos produto alimentício deve conter em sua embalagem a composição de sua formulação. Procure na embalagem o local onde encontra-se escrito “INGREDIENTES” e através dessa informação vou te ensinar a escolher a melhor opção de leite e seus derivados.





No caso do leite de vaca integral, deve conter como ingrediente apenas leite de vaca integral ou no máximo acrescido de vitaminas e minerais. Nas versões de leite de vaca instantâneo, também é comum encontrar lecitina de soja, utilizada para homogeneizar o leite e permitir a consistência líquida esperada! Evite as opções que apresentam em sua composição ingredientes como: estabilizantes citrato de sódio, trifosfato de sódio, monofosfato de sódio, difosfato de sódio, que são compostos químicos desnecessários na formulação de um bom leite em pó ou UHT (líquido, de caixinha).



A manteiga, tão consumida pelos brasileiros, deve conter apenas creme de leite como ingrediente, no máximo acrescido de corante natural como urucum ou cúrcuma. Evite as versões com sal, para reduzir o consumo excessivo de sódio. O iogurte mais indicado é o integral natural com o menor número de ingredientes. Normalmente são comercializados em copos plásticos e tampa metálica e contém apenas leite pasteurizado integral ou leite reconstituído integral e fermento lácteo. Fuja dos iogurtes com listas enormes de ingredientes e principalmente os ricos em açúcar, corantes, conservantes e outros aditivos artificiais!




Para escolher uma boa opção de queijo, dê preferência aos mais magros e com menos sódio. Quanto mais amarelo é o queijo, maior o teor de gordura. As versões menos gordurosas são: ricota, cottage, queijo minas frescal e queijo coalho. Evite queijos muito salgados como parmesão, provolone e gorgonzola. Leite e derivados são excelentes fontes de proteína, mas a escolha e a qualidade dos produtos faz toda a diferença! Então, olho aberto e leia sempre atentamente as embalagens! Na dúvida, consulte sua nutricionista e mantenha as visitas frequentes ao pediatra!


Vamos de receita? Quer produzir sua própria ricota em casa? Acompanhe abaixo!




RICOTA CASEIRA

Ingredientes:

  • 1 litro de leite de vaca integral líquido (agora você já sabe escolher a melhor opção). Não dá certo com leite em pó

  • 4 colheres de sopa de vinagre de álcool ou outro vinagre branco

  • Sal e temperos à gosto


Modo de preparo:

Coloque o leite em uma panela e leve ao fogo até levantar fervura. Desligue o fogo, salgue e adicione o vinagre aos poucos até perceber o leite coalhar (pode levar de 5 a 10 minutos para coalhar por completo). Coe com a ajuda de uma peneira de furos bem pequenos (para não perder o coalho) ou em um pano de prato limpo. Quanto mais tempo deixar sorando (separar o coalho do soro do leite), mais seco ficará o queijo. Se você, assim como eu, gosta da consistência mais cremosa, deixe por 15 a 20 minutos apertando levemente com uma colher. Se você prefere a ricota mais sequinha, pode deixar sorar na geladeira por mais tempo até atingir a consistência de sua preferência.


Você pode temperar sua ricota depois de pronta com temperinhos naturais, usar para produzir patê, recheios e acompanhamento! Espero que goste. Até a próxima!


Renata Chimenti Del Greco

Nutricionista materno-infantil

Entre para o clube, baixe o app do Palato, aproveite os descontos e conteúdos exclusivos.

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

Um projeto do Palato.com.br

EMX©2020