• Palato

Conheça 12 benefícios da planta medicinal zimbro


Você conhece ou já ouviu falar do zimbro? Nós te explicamos, relaxa! Também conhecida como cedro, junípero, genebreiro, junípero comum ou zimbrão, ela é uma planta medicinal que produz frutos redondos e azulados ou pretos. Os frutos são também conhecidos como bagas de zimbro e são ricos em óleos, como o mirceno e o cineol, além de flavonoides e vitamina C.


Da planta, são extraídas, principalmente, suas substâncias ativas, que podem ser consumidas na forma de chá, temperos e drinks. É usada principalmente para tratar problemas de estômago, pele, além de inflamação e infecção urinária. Veja abaixo 12 benefícios desta planta.


1. Elimina fungos e bactérias

O zimbro possui óleos essenciais como o sabineno, limoneno, mirceno e pineno capazes de eliminar fungos, principalmente os fungos de pele. Além disso, a planta também ajuda na prevenção contra bactérias.

2. Tem ação anti-inflamatória


Óleos essenciais e os flavonoides como rutina, luteolina e apigenina presentes no extrato hidro-alcoólico do zimbro, são importantes e funcionam como anti-inflamatórios, sendo úteis no tratamento de inflamações na garganta e no intestino, além de ajudar a diminuir dores musculares.


3. Combate a infecção urinária


Esta planta tem ação diurética, ou seja, aumenta a produção de urina e, consequentemente, limpa a uretra. O zimbro é usado para a prevenção de infecções urinárias, além de prevenir pedras nos rins.


4. Reduz o inchaço

Também usado para fazer chá, a utilização do zimbro pode ajudar na redução do inchaço. A planta serve para diminuir a retenção de líquido devido à sua função diurética.

5. Melhora o funcionamento do sistema digestivo


Os óleos presentes no zimbro, são bons para melhorar a nossa digestão. Eles reduzem a acidez do estômago e previnem várias doenças digestivas, como úlcera. Além disso, protege o fígado e reduz a produção de gases intestinais.


6. Tem ação antioxidante


Por possuir compostos fenólicos, o zimbro ajuda a prevenir e combater doenças associadas ao stress oxidativo.


7. Protege contra doenças cardiovasculares


Os óleos que o zimbro possui, também têm a função de diminuir a absorção de colesterol, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares como o infarto do miocárdio. Além disso, a propriedade diurética do zimbro também ajuda a controlar a pressão sanguínea.


8. Controla a glicemia


Substâncias presentes no zimbro podem estimular a produção de insulina e reduzir os níveis de açúcar no sangue, podendo ser muito importante no tratamento da diabetes.


9. Diminui a dor


Como a planta tem um efeito anti-inflamatório, ajuda a diminuir a dor por inibir a atividade de substâncias envolvidas na dor como a ciclooxigenase, por exemplo.


10. Tem ação calmante


O zimbro, além de tudo, pode ajudar contra a insônia, sabia disso? Pois é, o aroma do óleo essencial do zimbro tem propriedades calmantes e, assim, pode auxiliar na qualidade do seu sono.

11. Combate problemas respiratórios


Os antioxidantes do zimbro são importantes para a melhora da asma e da bronquite, principalmente quando o óleo essencial é usado para fazer a vaporização.


12. Melhora a qualidade da pele

A vitamina C, os antioxidantes e as substâncias anti-inflamatórias presentes no zimbro são importantes para a qualidade da nossa pele, podendo tratar e tratar problemas como alergias, acne, eczema, psoríase e caspa no couro cabeludo.


Mas preste atenção ao uso exagerado. Caso seja consumida em quantidade excessiva, a planta pode fazer mal. Equilíbrio é tudo, não é mesmo? Então, fica atento!