• Palato

Dia da Mulher: alimentação específica e balanceada

Atualizado: Mar 26

Hoje o nosso papo é diretamente com você, mulher! Nós, mulheres, mães, filhas, companheiras, esposas, profissionais, donas de casa, amigas, irmãs... tudo isso ou apenas mulher! Palavra que consegue reunir inúmeros significados. Assim, precisamos de cuidados específicos com a nossa saúde e alimentação pensando em todas as versões que desempenhamos durante o nosso dia.



Separamos dicas preciosas para você colocar em prática já!

Sabiam que existem muitos alimentos que, além de saborosos, têm o poder de prevenir doenças e o fotoenvelhecimento, auxiliar no emagrecimento e garantir ainda mais beleza à mulher?


1. Canela: diminui a vontade de doces, sintoma da várias mulheres, especialmente na TPM. Por ser anti-inflamatória a canela é uma ótima aliada na redução da gordura corporal.


2. Óleo de coco: ajuda na diminuição da gordura visceral, é antifúngico (prevenindo candidíase) e tem bons benefícios na melhora do perfil de colesterol.


3. Castanhas: oleaginosas, são ricas em magnésio e vitamina B6. Ótimas para a melhora dos sintomas emocionais (depressivos e irritabilidade) comuns na fase pré-menstrual. E a castanha-do-pará, em especial, é grande fonte de selênio, mineral antioxidante, que ajuda a prevenir envelhecimento precoce da pele.


4. Cranberry: pequena frita vermelha muito antioxidante e que ajuda a prevenir infecções urinárias.


5. Aveia: fonte de silício, mineral que participa da formação do colágeno, melhorando o aspecto da celulite e mantendo a elasticidade da pele. Apresenta betaglucanas, fibras que beneficiam a saúde intestinal e controlam o colesterol.


6. Brócolis: rico em ferro. “É bom destacar que as mulheres perdem muito ferro durante a menstruação. Possui ainda cálcio, que é importante para os ossos, unhas e contração muscular. Além disso, apresenta boa quantidade de fibras e de magnésio”.


7. Ovo: alimento rico em vitamina E, que previne o fotoenvelhecimento da pele, biotina e vitamina A, ambas consideradas vitaminas da beleza. É ainda fonte de proteína, fundamental para os músculos, imunidade e saúde de unhas e cabelos. Contém certa quantidade de colesterol, fundamental para síntese dos hormônios sexuais.


8. Gergelim: linhaça e chia: sementes fontes de lignanas, fitoestrógenos que melhoram fogachos (ondas de calor) da menopausa e colaboram na prevenção de alguns tipos de câncer de mama, útero e ovário.


9. Água: não pode faltar na alimentação de nenhuma mulher. Extremamente fundamental para manter a pele bem hidratada, para fazer a queima de gordura corporal ocorrer de maneira eficiente e para todo o processo de nutrição e de desintoxicação do organismo.


Existem também alguns nutrientes essenciais para saúde da mulher que (na maioria das vezes) precisamos consumir de formar suplementar. Nessa lista encontramos: ômega 3, coenzima Q10, colágeno, probióticos e outros. Porém, individualidade é imprescindível para resultados reais. Converse com o seu nutricionista esportivo funcional e alinhe o seus objetivos.


Mylena Porto

Nutricionista esportiva