• Palato

E como ficam os treinos no fim de ano?

Dezembro chegou e 2020 está sendo provavelmente o ano mais desafiador e inovador, especialmente no quesito exercícios. Precisamos adaptar a forma que conhecíamos para praticar exercícios para nos manter em forma e atentos aos cuidados com a saúde.


Agora, dezembro é dezembro né, gente?! Mesmo em um ano tão diferente o último mês de 2020 chega e, junto com ele, vem o dilema das comilanças, jantares, churrascos, confraternizações de fim de ano, Natal e Réveillon…Mas como continuar seus treinos diante tantas possibilidades de "chutar o balde" e "enfiar o pé na jaca"?


Para não perder o condicionamento e poder aproveitar dezembro com sabedoria, veja algumas dicas:


Aproveite os dias entre o Natal e o Réveillon para descansar, avaliar o seu "ano esportivo" totalmente ímpar e planejar novas metas para o próximo ano. Praticar outras atividades, fora de sua rotina de treinos, também pode ser uma boa pedida. Curtir as atividades recreativas que o verão pode proporcionar é uma ótima ideia.


Comece a planejar o próximo ano


Escreva no papel, literalmente, suas metas para a próximo ano, escrevendo embaixo de cada uma por que você deseja alcançá-las. Uma estratégia legal é deixar seu planejamento em algum lugar de sua casa por onde você passa com frequência. Visualizá-lo diariamente o lembrará do motivo que faz aquilo algo tão especial para você.


Desafie-se


Somos movidos por desafios, então trace objetivos desafiadores para a próxima temporada. Metas muito fáceis podem não nos motivar o suficiente. Por outro lado, as muito difíceis podem nos frustrar. Assim, com a ajuda do profissional que te acompanha, procure definir desafios compatíveis com sua realidade.


Procure alternativas


A carga de treinamento ao longo do ano nos leva não só a uma estafa física, mas também mental, o que, às vezes, nos deixa sem vontade alguma de treinar e fazer as mesmas atividades que fizemos o ano inteiro. Praticar outras modalidades, mesmo que recreativas, como frescobol, futebol, vôlei de praia, futevôlei, stand up paddle etc é uma excelente estratégia para não pararmos totalmente no período de férias.


Organize-se


Planejar com antecedência é um dos segredos para não nos boicotarmos. Faça seus planos de treinamento com o máximo de detalhes possível: defina que horas você irá treinar, que horas precisará acordar, quais equipamentos serão necessários, qual percurso irá realizar, o que consumirá de café ou pré-treino etc. Deixe tudo arrumado para o dia seguinte em um lugar que seja visível ao acordar. Essas dicas são válidas não somente para essa época, mas para todo o ano.



Assista bons filmes


Aproveite as férias ou os dias de folga para assistir alguns filmes ou documentários esportivos. Geralmente eles envolvem alguma história de superação, o que nos inspira e motiva a treinar com dedicação. Seguem abaixo algumas sugestões:


  • Raça;

  • Gun Runners;

  • 100 metros;

  • A Corrida da Superação;

  • The Barkley Marathons: The Race that Eats You Young;

  • Prefontaine – Um Nome Sem Limites;

  • McFarland dos EUA;

  • From Fat to Finish Line;

  • Paratodos;

  • I am Bolt.


O mais importante é estar em atividade. Alguns dias sem se exercitar não podem ser uma desculpa para ficar a semana inteira parado. Se esforce para ter uma sequência de treinos, nem que seja menor do que o que está acostumado.


Essas são dicas fáceis de serem cumpridas. É só se planejar.

Dessa forma, você conseguirá participar dos eventos gastronômicos, sem dó nem piedade. Felicidades nas comemorações, saúde e sucesso para todos nós em 2021!



Mylena Porto

Nutricionista esportiva