• Palato

Entenda a importância da hidratação durante as atividades físicas


Não é segredo que manter o corpo hidratado, durante os exercícios físicos, é super importante para nós, não é mesmo? Porém, ainda há pessoas que, até de forma inconsciente, esquecem ou simplesmente deixam de lado os líquidos enquanto praticam as atividades (acredita nisso?).


É sempre importante lembrar que nosso corpo é composto por cerca de 60% de água e, ao longo dos exercícios, vamos perdendo líquidos e minerais por conta da transpiração. No nosso corpo, a água ajuda no transporte dos nutrientes que aumentam a nossa energia e melhoram a saúde. Por isso, repor todo líquido perdido é importante, para que não comprometa o funcionamento do nosso organismo.

Os efeitos da desidratação e como evitá-los


Precisamos saber como a desidratação age em nosso corpo. Com 1 a 2% de desidratação, inicia-se o aumento da sensação de sede, perda de apetite, aumento da temperatura corporal, intolerância ao calor, pele vermelha, entre outros. Em torno de 3%, já há redução importante do desempenho físico e com 4 a 6%, já pode ocorrer fadiga, espasmos musculares e outros. A partir de 6%, já tem o risco de choque térmico.


Para evitar doenças causadas pela falta de hidratação, é super importante ingerir uma boa quantidade de água, não só durante os exercícios, tá? Precisamos ter esta prática no nosso dia a dia mesmo. Durante as atividades físicas, é sempre bom estabelecer intervalos para a hidratação do corpo para ingerir líquidos, como água ou isotônicos.


Hidrate-se corretamente!


A duração e a intensidade da atividade física devem ser consideradas na hora de escolher com o que irá se hidratar, sabia? Dependendo do tempo, só ingerir água pura não será tão eficaz para o seu corpo. Segundo o American College of Sports Medicine (ACSM), o apropriado é ingerir aproximadamente 500 ml de líquidos duas horas antes da prática de atividades físicas.


A National Athletic Trainer’s Association (NATA), aconselha de 500 a 600 ml de água, ou outra bebida, de duas a três horas antes do exercício, e 200 a 300 ml entre 10 a 20 minutos antes do treino.


Em casos de exercícios mais intensos e com duração de mais de uma hora, a ingestão de carboidratos deve ser feita em uma taxa de 30 a 60 gramas por hora, para manter a oxidação de carboidratos e retardar a fadiga.


Inicie o treino hidratado!


É sempre recomendado que as atividades físicas sejam iniciadas com o nosso corpo hidratado com água ou bebidas que contém carboidratos e eletrólitos, sendo essa última recomendada em atividades de alta intensidade ou duração acima de uma hora.


Obs: o excesso de hidratação pode atrapalhar seu rendimento e causar mal-estar.


Mylena Porto

Nutricionista Esportiva