• Palato

Mitos e verdades sobre carboidratos

Atualizado: Jul 14

As já populares dietas low carb e, claro, a disseminação de informações errôneas sobre o macronutriente, rotularam os carboidratos como o maior vilão de uma alimentação saudável. No entanto, as proteínas, gorduras e os carboidratos são essenciais para uma alimentação balanceada. O segredo sempre está no equilíbrio das boas escolhas e das quantidades.

Por isso, reunimos aqui as principais dúvidas que rodeiam o mundo desse grupo de alimentos, trazendo alguns mitos e verdades sobre os carboidratos. Confira:


1. Carboidrato à noite engorda mais?


Uma verdade que precisa ser explicada: qualquer refeição, em excesso, feita na parte da noite, pode engordar mais do que durante o dia, seja ela composta por carboidratos, proteínas ou gorduras. Isso ocorre porque as calorias extras ingeridas nesse período se transformarão em energia acumulada, ou seja, gordura, não havendo mais tempo para gastá-la. Se você não planeja fazer um treino de corrida durante a madrugada então, tenha muito cuidado com a sua última refeição.


2. Todos os carboidratos são ruins?


Mito. Como já falamos, os carboidratos são importantes e necessários para o equilíbrio da saúde. Sabendo escolher os tipos e quantidades corretas, tudo dará certo. As melhores opções de carboidratos são os chamados carboidratos complexos, ou seja, aqueles que, em sua composição, apresentam outros componentes, além dos carbos, são eles: raízes como inhame, cará, macaxeira e batata-doce, e também os cereais (de preferência integrais) como arroz, aveia, milho e trigo. Não podemos esquecer das frutas, grande fonte de frutose, que é um tipo de carboidrato aconselhável e superimportante para manter uma dieta equilibrada.


3. O carboidrato refinado é mais prejudicial?


Verdade, verdadeira. A farinha branca, alimentos industrializados ricos em carboidratos, bebidas açucaradas, como refrigerantes, fazem parte da lista de alimentos mais prejudiciais à saúde, sendo o açúcar refinado o grande vilão. Todos passam por processamento químico e não são ideais para consumo diário, afinal, como já falamos, equilíbrio é tudo!



4. Alimentos com carboidrato são mais calóricos


Mito. Quando se fala em quantidades de calorias, as gorduras são as mais perigosas, pois apresentam 9kcal/g, enquanto os carboidratos apresentam menos da metade, 4kcal/g, reforçando a ideia de que a qualidade é mais importante que a quantidade.



5. Para emagrecer preciso parar de comer carboidrato?


Mito. A redução de peso acontece com dietas altamente restritivas? Sim, porém são pouco duráveis e têm prazo de validade curto. Essa prática pode também esconder um grande perigo, que são os distúrbios alimentares. Longos períodos restringindo esse macronutriente pode levar a sintomas indesejáveis, como dor de cabeça, mau hálito e alterações de humor. O seu consumo é importante também para a produção de hormônios, como a serotonina, que é responsável pelo bem-estar.



6. Carboidrato integral não engorda?


Mito. Como já falamos, a qualidade é bem mais importante do que a quantidade mas isso não quer dizer que se o carboidrato é integral nós podemos consumir sem medidas. Os carboidratos integrais apresentam na sua composição as fibras, nutrientes bastante importantes na saúde intestinal. Já em termos de calorias, os integrais podem somar até mais do que os refinados, por isso, o cuidado com a quantidade do consumo de alimentos integrais deve ser o mesmo.


O grande segredo para manter uma alimentação saudável, sem deixar de saborear todas as delícias gastronômicas, está no equilíbrio das quantidades, nas boas escolhas e trocas de ingredientes menos saudáveis por aqueles que são mais ricos nutricionalmente.


Você pode, por exemplo, fazer um bolo com farinhas integrais ou castanhas, adoçar com frutas, açúcar mascavo ou mel. Trocar margarina por manteiga sem sal, óleo de coco ou azeite extra virgem. Tudo depende da porção consumida e como é a composição desse alimento. O nutricionista é o profissional mais indicado para elaborar um cardápio adequado à realidade e ao objetivo de cada pessoa.



Mylena Porto

Nutricionista esportiva

Entre para o clube, baixe o app do Palato, aproveite os descontos e conteúdos exclusivos.

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

Um projeto do Palato.com.br

EMX©2020