• Palato

Outubro Rosa: 5 dicas para prevenir o câncer de mama

O Outubro Rosa, como é chamado o mês da conscientização contra o câncer de mama, foi criado no início da década de 1990, com o intuito de compartilhar informações a respeito da doença, alertando a população sobre a necessidade de se cuidar. Cuidado, aliás, é palavra-chave quando se trata de prevenção, não só nesta época, mas durante todo o ano.

Embora seja bem mais comum entre as mulheres, você sabia que o câncer de mama também pode acometer os homens? De uma forma geral, incluindo homens e mulheres, o número de casos cresce 28% a cada ano, fato que por si só já deixa claro como é importante sensibilizar a todos sobre a importância da prevenção, não é? E, para ajudar você a se cuidar, selecionamos algumas dicas essenciais para colocar em prática hoje mesmo. Vamos a elas:


1 - Alimentação balanceada

Alimente-se bem no dia a dia, mantendo um cardápio equilibrado rico em frutas, verduras e legumes. Invista em leguminosas, como grão-de-bico, feijão e lentilha, que contribuem para prevenir o surgimento de compostos cancerígenos. Sopa de tomate e suco de cenoura também são excelentes opções com alta concentração de antioxidantes naturais. Que tal incluir na sua dieta?


2 - Pratique atividades físicas


Mantenha-se ativa. Mulheres obesas produzem quantidades maiores de estrogênio, hormônio relacionado com o aumento do risco de câncer, por isso, fuja do sedentarismo adotando uma atividade física. Além de contribuir para a prevenção desta doença, de quebra você ainda vai se sentir mais disposta e saudável.


3 - Autoexame e mamografia

Faça o autoexame mensalmente, de preferência logo após a menstruação. Se não menstrua mais, escolha uma data fixa no mês e, se perceber qualquer anormalidade, procure um médico imediatamente. Se tiver mais de 40 anos, lembre-se também de fazer sua mamografia a cada 2 anos.



4 - Aproveite o sol com moderação


Garanta 10 minutinhos de banho de sol todos os dias. A exposição aos raios solares é a melhor forma de se obter vitamina D (leia mais aqui), que contribui para a prevenção de diversos tipos de câncer, dentre eles o de mama. Dê preferência aos horários antes das 10h e depois das 16h.




5 - Amamentação


Amamente. Dentre as vantagens do aleitamento materno, está a redução do risco de câncer de mama para as mamães. Segundo pesquisas, a cada 12 meses amamentando, as chances de surgir um tumor mamário diminuem em 4,3%. Quanto maior o tempo de aleitamento, menores os riscos.

É sempre importante lembrar que a detecção precoce aumenta as chances de cura do câncer de mama. Fique atenta a essas dicas e previna-se sempre. Sua saúde vale muito!

Entre para o clube, baixe o app do Palato, aproveite os descontos e conteúdos exclusivos.

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

Um projeto do Palato.com.br

EMX©2020