• Palato

Páscoa sem medo: mitos e verdades sobre intolerância a lactose

Atualizado: 8 de Abr de 2019


A Páscoa está se aproximando e as lojas já estão abastecidas com ovos de chocolate e propagandas que deixam a gente com água na boca! Mas se você ou seu filho é intolerante a lactose, começam a aparecer dúvidas e receios sobre os desconfortos que o chocolate pode trazer.


Para acabar com esse medo, vamos esclarecer algumas dúvidas sobre esse assunto, que é tão falado nesta época do ano.



Intolerância a lactose é a mesma coisa que alergia à proteína do leite de vaca (APLV)


Mito! Embora essas duas condições restrinjam ou proíbam totalmente o consumo de alimentos que contenham leite, elas são causadas por mecanismos bem diferentes. A lactose é um açúcar encontrado no leite, e a intolerância acontece quando a pessoa tem deficiência de lactase, a enzima responsável pela quebra dessas moléculas. Dessa forma, o organismo não consegue digerir a lactose, causando diversos desconfortos, como dor abdominal, náuseas e vômito.

A APLV, por sua vez, é uma reação do sistema imunológico diante das proteínas encontradas nesse alimento. O organismo da pessoa alérgica confunde esses elementos, que são inofensivos, como uma ameaça, provocando reações intestinais, respiratórias e cutâneas na tentativa de expulsar as "partículas estranhas".



A Intolerância a lactose deve ser tratada com atenção?

Verdade! Apesar dos sintomas da intolerância a lactose serem basicamente de ordem digestiva, isso não significa que não seja grave. Quando o tratamento não é levado a sério, o paciente pode apresentar quadros de diarreia severa e desidratação.



Todos os derivados do leite são proibidos para quem tem intolerância a lactose?

Mito! As pessoas com intolerância a lactose precisam ter um cuidado maior e restringir os derivados do leite, mas existem alguns produtos desse grupo que não provocam reações desagradáveis porque não contém esse açúcar ou contém quantidades muito baixas. Os queijos “zero lactose”, não provocam sintomas de intolerância porque recebem adição de lactase.



Apenas o leite de vaca contém lactose?

Mito! Todo leite de origem animal contém lactose, seja ele de vaca, búfala, cabra, ovelha ou mesmo o leite materno. Por isso, os cuidados aplicados ao leite de vaca e seus derivados também devem ser seguidos em relação ao consumo desses produtos. Os leites isentos de lactose são aqueles de origem 100% vegetal, como o leite de coco, soja, arroz, castanha e amêndoa.

Vale ressaltar que a intolerância a lactose não é um indicativo para o desmame de bebês e crianças! Esses devem permanecer em aleitamento materno até 2 anos ou mais.


É importante conferir os rótulos de produtos não lácteos?

Verdade! Alguns produtos aparentemente “inocentes”, que não são derivados do leite, podem conter lactose em sua composição como biscoitos, bolos e massas. Por isso é importante verificar a lista de ingredientes, se inclui leite ou concentrado de soro de leite.


Todo mundo deveria parar de consumir lactose?

Mito! Embora muitas dietas atuais recomendem a exclusão de alimentos que contenham lactose, não há comprovação científica de que essa prática traga benefícios para a saúde de quem não tem intolerância.



É possível voltar a comer lactose depois do tratamento?

Verdade! Mas com moderação. Normalmente, o recomendado é suspender totalmente o consumo de leite e derivados por um período, enquanto o diagnóstico é confirmado. Depois, geralmente é possível consumir quantidades reduzidas de alimentos que contenham lactose. Em alguns casos, o consumo de alimentos com lactose pode ser associado à ingestão da enzima lactase, evitando os sintomas desagradáveis. Essa possibilidade sempre deve ser acompanhada pelo médico ou nutricionista!


Se você ainda tem dúvidas, não deixe de consultar seu médico ou nutricionista! Cada caso é único, e merece atenção especializada!



DICA DA NUTRI: Não deixe de provar a linha de chocolates sem lactose Only4 e ZeroMilk, que você encontra nas lojas Palato, no setor de alimentos lacfree. Lá você também vai encontrar opções de leite, creme de leite, biscoitos e outras delícias sem lactose!







Entre para o clube, baixe o app do Palato, aproveite os descontos e conteúdos exclusivos.

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

Um projeto do Palato.com.br

EMX©2020