• Palato

Pão na introdução alimentar pode? Veja!

Atualizado: Fev 15

Chegam os esperados 6 meses e o início da introdução alimentar! Aquele bebê que antes só era amamentado, agora vai conhecer frutas, legumes, raízes, grãos, leguminosas e proteínas. E aquele famoso pãozinho, que faz parte da mesa do brasileiro, seja no café da manhã, lanche ou jantar, será que pode?



Em teoria, a partir de 6 meses, com a introdução alimentar, o bebê pode ter contato com glúten, logo, poderia provar pão. Mas, nos primeiros 2 ou 3 meses de alimentação, o ideal é que o bebê entre em contato e prove os alimentos em sua forma mais natural possível e somente após os 9 meses damos início a receitas simples e com poucos ingredientes.


Antes de 1 ano não é recomendado oferecer sal para bebês, pois o sódio que eles necessitam já está presente no leite materno e naturalmente nos alimentos! Quando adicionamos sal nas preparações, podemos expor o bebê ao excesso de sódio e sobrecarga deste mineral. Logo, o ideal é oferecer receitas de pães caseiros, sem adição de sal, onde conhecemos todos os ingredientes utilizados, garantindo segurança alimentar deste bebê.


Após 1 ano, com a liberação do sal (com moderação), a criança já pode ter acesso aos pães comprados prontos. Neste caso, a melhor opção é o pão de padaria ou produção própria que apresentam poucos dias de validade (2-3 dias) e ausência de conservantes e outros compostos químicos que elevam o tempo de duração nas prateleiras! Evitem o consumo de pães que apresentem mais de 7 dias de validade! Basta ler nas embalagens a quantidade de ingredientes e compostos químicos que conservam o produto por mais tempo, tornando eles versões menos saudáveis!


Procure variar os tipos de pães, dando preferência aos integrais e evitando o consumo excessivo! De vez em quando, um pãozinho de qualidade não faz mal a ninguém! Saiba fazer boas escolhas e ofereça uma alimentação saudável e equilibrada para seu bebê!


Vamos de receita?


Pão de frigideira de batata-doce


Ingredientes:

  • 2 rodelas de batata-doce cozida;

  • 1 ovo;

  • 1 colher de sobremesa de farelo de aveia.

Modo de preparo:

Amasse a batata-doce com a ajuda de um garfo, junte o ovo (clara+gema), o farelo de aveia e mexa até obter uma massa homogênea. Logo depois, asse em frigideira anti-aderente untada com óleo de coco ou óleo vegetal. O uso de sal é opcional, mas somente para maiores de 1 ano. Pronto! Um delicioso pão saudável, nutritivo, fácil e prático!



Renata Chimenti Del Greco

Nutricionista materno-infantil


Entre para o clube, baixe o app do Palato, aproveite os descontos e conteúdos exclusivos.

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

Um projeto do Palato.com.br

EMX©2020