• Palato

Por que adicionar peixes à sua dieta

Como fazer escolhas saudáveis em meio a tantas ofertas sem deixar de apreciar essa data tão deliciosa que é a Páscoa? O consumo de peixes aumenta na Semana Santa, mas eles deveriam ser uma proteína consumida no dia a dia. Entenda o por que!



Os peixes são muito nutritivos em diversos aspectos e deveria estar presente na alimentação com maior frequência, principalmente em regiões que não são banhadas pelos mares, que é o nosso caso. Os peixes apresentam uma grande quantidade de minerais, entre eles o cálcio, o cobalto, o fósforo e o iodo, são também fonte das vitaminas A, B e D, e apresentam um teor de proteínas e gorduras interessante pro nosso organismo.


O tipo de gordura predominante nos peixes é a poli-insaturada. Dentre os tipos dessa gordura, podemos citar os ômegas 3 e 6, "gorduras do bem" que fazem muito bem à saúde. Entre as espécies de peixes de água doce mais comuns, a tilápia ganha destaque pelo seu teor de proteínas e por ser leve e ideal para refeições do dia a dia.


Mas qual a importância da proteína presente nos peixes?


As proteínas são a segunda maior reserva energética no corpo humano. Por isso, é muito importante que essa reserva se mantenha preservada para evitar perda nas estruturas musculares e evitar um mau funcionamento das funções metabólicas exercidas pelas proteínas no corpo humano. O consumo de proteínas é também muito indicado para as pessoas na terceira idade, já que com o envelhecimento natural das células, os idosos tendem a perder massa muscular.


E o óleo de peixe?


Óleo de peixe é um termo muito comum usado para se referir a dois tipos de ácidos graxos ômega-3 (EPA + DHA), que são normalmente encontrados nos peixes. A suplementação de óleo de peixe e o consumo de peixes é recomendado como fonte dessas gorduras (ômega-3).



Com o consumo adequado dessa gordura, o risco de doenças cardíacas é reduzido! O óleo de peixe também pode diminuir o risco de diabetes e várias formas de câncer, incluindo o câncer de mama. Ele também é indicado pra quem está com altos níveis triglicérides!



Exercícios físicos e o ômega-3


Por se tratar de um composto da classe dos antioxidantes, o consumo de ômega-3 pode estar associado a inúmeros benefícios em praticantes de atividade física e atletas, já que são pessoas que costumam desgastar com mais facilidade os músculos e ter o corpo posto à prova diariamente. Nesse sentido, o ômega-3, que pode ser obtido através da alimentação com base em peixes como a tilápia, pode trazer uma melhor recuperação dos músculos após atividades físicas.



Conhecendo os diversos benefícios do consumo de peixes, fica mais fácil entender o importante papel que eles desempenham no nosso dia a dia, pois oferecem: alto teor de proteínas, fonte de vitaminas, energia necessária aos praticantes de atividade físicas, ômega-3, poderoso antioxidante e anti-inflamatório, e ainda auxiliam no processo de recuperação muscular, após os exercícios físicos.


DICA DA NUTRI: vale a pena adicionar o consumos de peixes como a tilápia no nosso dia a dia! Além de serem opções saborosos para o cardápio da semana, ainda fazem muito bem a nossa saúde!




Aqui no Palato você encontra os filés congelados da Netuno, ideais para o preparo semanal do seu cardápio, mantendo uma dieta equilibrada e saborosa!




Meu nome é Mylena Porto, sou nutricionista esportiva e corredora amadora.


Formada pela Universidade Federal de Alagoas há 7 anos, especialista em nutrição clínica pela Universalidade Gama Filho e pós-graduanda em nutrição esportiva funcional pelo Instituto VP/Universidade Cruzeiro do Sul.


Atuo há mais de 6 anos no consultório buscando unir saúde, performance longevidade. Sou completamente apaixonada por nutrição e esportes, principalmente após realizar a minha primeira maratona em 2017.

É uma enorme felicidade que agora, todos os meses irei, compartilhar aqui com vocês, um pouco do conhecimento da minha prática em atendimentos e da vivência no mundo esportivo.



Entre para o clube, baixe o app do Palato, aproveite os descontos e conteúdos exclusivos.

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

Um projeto do Palato.com.br

EMX©2020