• Palato

São João: o que as crianças podem comer?

Mês de junho chegou e com ele as esperadas festas juninas! Ocasião perfeita para mergulhar no universo caipira e se divertir. Além de pensar em decorações temáticas, nas brincadeiras, danças culturais e trajes quadriculados, não podemos esquecer de dar atenção às comidas típicas dos festejos, principalmente quando a criançada é o público-alvo da festa. Não dá pra servir apenas doces e guloseimas, o ideal é preparar comidinhas saudáveis, nutritivas e gostosas sem perder a tradição da época. Por isso, estou aqui para te ajudar!



As comidas típicas de São João são de dar água na boca, né? É difícil resistir a tantas delícias nas mesas, nas festas escolares, quermesses e até mesmo dentro de casa. Não sei você, mas para mim, quando fecho os olhos e penso em festa junina, a primeira coisa que vem à cabeça é: milho! O famoso grão amarelinho é sucesso entre os pequenos, além de ser nutritivo e versátil na hora de preparar os quitutes. Vou começar por ele, ok?


Milho cozido


Pode ser servido na espiga ou no prato. Indicado a partir dos 6 meses, na introdução alimentar. Importante: sal e manteiga apenas para os maiores de 1 ano!


Pipoca de milho


Dê preferência à pipoca caseira, aquela estourada na panela mesmo. Lembrando que a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) indica o consumo de pipoca apenas para crianças maiores de 4 anos pelo alto risco de engasgo.


Cuscuz


Feito à base de milho e tão tradicional na região nordeste, não pode ficar de fora.


Bolo de milho ou de fubá


Quem resiste ao cheiro de bolo quente? No lugar do açúcar, experimente usar uvas passas brancas para adoçar, em uma versão mais saudável e viável para os menores de 2 anos.



Canjica nordestina

Essa não pode faltar! Por isso deixei uma receita especial no final do texto para você! Receita saudável de canjica, que pode ser oferecida a partir de 9 meses.




Mungunzá


Prefira as versões feitas com leite de coco e pouco açúcar, ou até mesmo adoçado com purê de maçã (para os menores de 2 anos), em vez de leite condensado, que possui alto teor de açúcar.



Olha só quantas preparações e receitas foram citadas apenas com milho!

Confira outras comidinhas típicas da época são:


Pinhão


Semente da araucária, é tipicamente consumida no sul do país e você encontra essa iguaria nas lojas Palato nesta época do ano. Se não provou, aproveite para conhecer.



Arroz doce


Dê preferência a versões preparadas com leite de coco e adoçadas com purê de frutas (ex.: maçã) e canela. Evite o abuso de açúcares e leite condensado.


O mais importante é dar preferência aos alimentos saudáveis e caseiros. Muito cuidado com excessos, evite os industrializados e, se consumir doces e açúcares, que seja com moderação - sempre respeitando a indicação da oferta do alimento para a idade da criança!


Vamos de receita?


Canjica de milho sem açúcar


Ingredientes:

  • 2 espigas de milho;

  • suco de 2 maçãs (bem concentrado);

  • 1 xícara de leite de coco;

  • canela em pó a gosto.


Modo de preparo:

  • Rale o milho das duas espigas;

  • Bata no liquidificador o milho ralado com o suco de maçã e o leite de coco;

  • Leve a mistura ao fogo, sempre mexendo, até engrossar, por aproximadamente 20min;

  • Coloque em potinhos e polvilhe canela em pó a gosto;

  • Pode ser servido morno ou leve para geladeira (fica mais consistente) para servir frio.


Renata Chimenti Del Greco

Nutricionista materno-infantil