• Palato

Saiba 5 benefícios do chocolate

Sabia que comer chocolate faz bem à sua saúde? Como todos os alimentos, você não deve exagerar, mas comendo pequenas porções você turbina seu cérebro, ajudando no processamento de informações e até no desempenho da sua memória.


Quase todas os ativos que fazem bem à nossa saúde estão no fruto que origina o chocolate, o cacau.

Ele é rico em flavanoide, um antioxidante natural, é fonte de ferro e ajuda a liberar a endorfina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar, controlando assim ansiedade.


Mas por que o chocolate faz tão bem?


1 - Fluxo arterial

Estudos mostram que o consumo do chocolate amargo melhora o fluxo arterial e faz bem à saúde cardiovascular porque ajudar diminuir a tendência de coagulação das plaquetas e de obstrução dos vasos sanguíneos. Ah! Também é um ótimo aliado na diminuição dos níveis de LDL (colesterol ruim).




2 - Saúde cerebral


Os antioxidantes naturais presentes no cacau aumentam o fluxo sanguíneo cerebral na região da memória. O consumo dessa substância ajuda a melhorar as funções cognitivas, como o raciocínio.



3 - Bem-estar


O cacau pode ajudar a aliviar alguns dos sintomas da ansiedade, pois ele ajuda a liberar a endorfina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar e felicidade. Por isso, um dos maiores benefícios do chocolate é, sem dúvidas, melhorar o humor e auxiliar na diminuição do nível de estresse do dia a dia. Afinal, nada melhor que um pedacinho de chocolate no final do dia, né?


4 - Beleza

O cacau tem um alto poder hidratante, por isso o chocolate combate os radicais livres, evitando a oxidação das células e, consequentemente, o envelhecimento celular, que afeta pele, cabelos e unhas. Pra dar um up no spa day, uma ótima dica são os banhos de ofurôs com cacau, máscaras faciais de chocolate... as opções no mercado estão além da imaginação!


5 - Desgaste muscular e físico

Atenção, maratonistas! Cientistas da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, concluíram que leite com chocolate é a melhor bebida para se recuperar da atividade física. A explicação estaria na alta na quantidade de carboidratos e proteínas da mistura




Saiba as diferenças entre os tipos de chocolate



Chocolate branco - geralmente não leva cacau na composição e tem mais açúcar e gordura; não é o tipo indicado pra comer em grandes quantidades ou com frequência;

Chocolate ao leite - é o mais comum; tem uma quantidade pequena de cacau em sua composição, tem menos açúcar que o tipo anterior; 


Chocolate meio amargo - é o que tem entre 40 a 55% de cacau, pouca quantidade de manteiga de cacau e açúcar, é um dos mais indicados pra quem está de dieta;

Chocolate amargo - é o que tem mais cacau, entre 60 a 85%; de todos os tipos é o que tem menos açúcar e gordura e é também o mais indicado pra quem não abre mão de comer um pedacinho todos os dias.


Agora você já pode comer aquele pedacinho de chocolate sem se sentir culpado, né? Moderação e equilíbrio, claro, são fundamentais pra uma vida mais saudável!



Entre para o clube, baixe o app do Palato, aproveite os descontos e conteúdos exclusivos.

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

Um projeto do Palato.com.br

EMX©2020