• Palato

Sem culpa: dicas para comer chocolate sem descuidar da saúde

Tem gente que não consegue passar um dia sem chocolate. E com a Páscoa se aproximando, o doce fica ainda mais em evidência. Seja na barrinha ou em uma sobremesa, o chocolate já atinge mais de 82,6% das casas brasileiras e tem se tornado um doce cada vez mais acessível.

Além do sabor característico, o chocolate possui benefícios para o corpo, a mente, o coração e que podem até turbinar o seu treino. Mas como aproveitar o doce sem culpa?


A nutricionista Carol Guerra separou três dicas para aproveitar os benefícios do chocolate sem descuidar da saúde e do corpo.


Conheça os tipos de chocolates


Você sabia que existem diferenças entre os vários tipos de chocolate? Além do sabor característico, eles possuem composições distintas e que atuam de forma diferente em nosso organismo. Quanto maior a quantidade de cacau, mais saciado você fica e quanto menor a quantidade de aditivos, mais saudável ele é.


Os tipos de chocolates são:

  • Chocolate Extra-amargo: de 75 a 85% de cacau;

  • Chocolate Amargo: de 50 a 75% de cacau e feito geralmente com grãos torrados, normalmente sem adição de leite, podendo conter açúcar ou outros edulcorantes;

  • Chocolate Meio-amargo: de 30 a 50% de cacau e normalmente tem pouca quantidade de manteiga de cacau e açúcar;

  • Chocolate ao Leite: de 30 a 40% de cacau e inclui leite em pó ou leite condensado e açúcar;

  • Chocolate Branco: Não leva cacau na formulação, apenas a gordura retirada da semente do cacau. É feito com manteiga de cacau, açúcar, leite, leticina de soja, entre outros ingredientes. Não possui as propriedades benéficas para a saúde e deve ser consumido com moderação.


Como escolher o melhor?

Para aproveitar todas as vantagens do ingrediente, leia sempre o rotulo e confira aquele que possui maior concentração de cacau em sua composição. Na hora de comprar, a dica é se atentar a 4 itens:⁣


  • Teor de cacau: Quanto mais, melhor! Para quem gosta de chocolate mais doce, uma dica é ir adaptando o paladar aos poucos para acostumar a comer os chocolates mais amargos;

  • Teor de açúcar: o ideal é buscar opções sem açúcar ou adoçados com açúcar de coco ou adoçantes naturais, como stevia ou xylitol;

  • Tipo de gordura: esse é o item mais importante. Fique longe dos produtos que contenham gordura hidrogenada em sua composição, uma vez que esse tipo está muito relacionado ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares.⁣

  • E nada de ingredientes artificiais.⁣

Permita-se comer chocolate com prazer


Comer com prazer ajuda a ter menos problemas com o controle do peso. Por esse motivo, é importante comer de tudo, pois os alimentos sozinhos não podem ser taxados de bons ou ruins.


O segredo está no equilíbrio. Comer chocolate de vez em quando não vai fazer você ganhar peso de uma hora para outra ou arruinar seu metabolismo. É importante prestar atenção na sua relação com a comida. Se você passa semanas se privando de comer uma sobremesa, é mais provável exagerar quando tiver uma oportunidade.


No entanto, se você constrói uma relação saudável e entende que pode comer chocolate quando deseja, será muito mais fácil aproveitar o momento e sentir mais prazer com quantidades moderadas desse alimento.


Para encontrar diversos tipos de chocolate e sobremesas para aproveitar sem culpa clique aqui ou confira em nossas lojas todas as opções.