• Palato

Sobremesa de Natal: confira 3 dicas para comer sem culpa.

Atualizado: 17 de dez. de 2021


Fim de ano é um período repleto de tentações à mesa. Manter a dieta durante as festas de fim de ano parece impossível e a mesa das sobremesas é sempre um atrativo a parte. Mas para quem tem alguma restrição alimentar ou não quer perder o foco, a nutricionista Mylena Porto explica que há cada vez mais opções deliciosas e saudáveis.


Um dos segredos é não adotar uma dieta restritiva nesse período e se permitir comer, fazendo escolhas corretas e conscientes. Outra ideia é montar uma mesa colorida e abusar das oleaginosas e das frutas. Pêssego, cerejas, uvas, morangos, entre outras, são sobremesas deliciosas, que complementam a refeição de forma nutritiva e saudável.

Para quem não abre mão dos tradicionais doces natalinos, uma estratégia é substituir os ingredientes comuns por uma versão mais saudável. Troque a farinha de trigo pela farinha de oleaginosas, o chocolate ao leite pelo cacau, acrescente óleo de coco, que ajuda a manter a sensação de saciedade.


A tradicional cheesecake também é uma ótima opção para compor a mesa das sobremesas, já que pode ser preparada com ingredientes que a tornam mais saudável, sem perder o charme e o sabor. As nozes e a castanha-de-caju são oleaginosas ricas em gorduras do bem. O óleo de coco, além de aumentar a sensação de saciedade, ajuda no controle do colesterol e fortalece o sistema imunológico. E a calda de frutas é preparada sem o açúcar refinado, com stevia e suco de limão.


A nutricionista Mylena Porto separou três dicas para tornar a mesa de sobremesas mais saudável:


1. Não espere a ceia para se alimentar

Mantenha uma rotina alimentar normal antes da ceia e não fique o longo período sem se alimentar. Faça refeições equilibradas, ricas em legumes, folhas, proteínas, com uma opção de carboidrato não refinado, para não chegar ao momento da comemoração com muita fome.


2. Escolha com consciência

Escolha o que realmente vale cada caloria e exclua tudo que é "normal" e sem clima natalino. Faça trocas mais saudáveis, no lugar da bebida com calorias prefira os sucos naturais, drinques com água com gás e frutas como limão ou maçã, além de água de coco. Lembre que você não precisa comer todos os alimentos disponíveis, escolha a sobremesa que mais gosta e que passa o ano inteiro esperando para comer.


3. Célebre o Natal sem culpa

Tenha em mente que o momento é de celebrar com os familiares e amigos. Aproveite para confraternizar, sem pensar nos alimentos amigos ou inimigos. Não é o que você escolher que vai te fazer perder o que você conquistou ao longo do ano. O segredo é equilíbrio.


Para conferir os melhores ingredientes para deixar sua sobremesa mais saudável clique aqui.