• Palato

Vitamina B12: concentração, força e potência nos treinos

Se a sensação de fadiga física ou mental está cada vez mais frequente, fique atento aos níveis da vitamina B12 no seu sangue! Ela é considerada uma das mais importantes vitaminas para um bom funcionamento do nosso organismo. É responsável pela formação adequada de glóbulos vermelhos, atua no desenvolvimento das células cerebrais e nervosas, na concentração e no equilíbrio.

Mas por que a vitamina B-12 é tão importante para quem treina?


A vitamina B12 atua diretamente nos músculos – tanto em sua regeneração quanto em sua reserva de energia – contribuindo para a produção e absorção da creatina, proteína essencial que mantém o nível adequado de massa muscular no corpo e auxilia principalmente no desempenho das atividades, além da concentração e equilíbrio – importantes para a prática esportiva.


Ela também é essencial para a formação das células vermelhas do sangue, as hemácias, que, além de serem responsáveis pelo transporte de oxigênio para os músculos durante as atividades físicas, são importantes na prevenção da anemia megaloblástica, caracterizada pelo tamanho anormal e imaturidade das hemácias, diminuição de leucócitos e plaquetas.


No sistema nervoso atua diretamente nas funções responsáveis por enviar os comandos do cérebro para o músculo, que está constantemente envolvido em atividades de contração e coordenação. A carência de B12 ou a ingestão incorreta pode ocasionar ao atleta fadiga, falta de energia, fraqueza e indisposição, por isso é tão indispensável ao organismo.


Consumindo B12 na dieta


A vitamina B12 está presente nos alimentos de origem animal: bife magro, fígado bovino, salmão, leite desnatado, coração de galinha cozido, queijos, atum, iogurte sem gordura, ovos e frango. Por este motivo, veganos e vegetarianos precisam fazer a reposição  – através de suplementação – para não causar deficiência da vitamina. Por fazer parte do metabolismo energético, a vitamina B12 merece a atenção de todos, especialmente de quem pratica exercícios, seja treinos de força ou endurance.


As vitamina do complexo B são de extrema importância, cada uma com diferentes utilidades e funções, fazendo parte de um grupo de nutrientes orgânicos que promovem o bem-estar físico e mental. Para saber mais, converse com o seu nutricionista esportivo sobre como avaliar e potencializar os seus resultados colocando essas vitaminas em foco.


Mylena Porto

Nutricionista esportiva

Entre para o clube, baixe o app do Palato, aproveite os descontos e conteúdos exclusivos.

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

Um projeto do Palato.com.br

EMX©2020